Secções
Entrar

Negociadores ucranianos vão reunir-se com norte-americanos em Riade

Lusa 25 de março de 2025 às 10:26

Entretanto, a Rússia demonstrou hoje que pretende prosseguir o diálogo com os Estados Unidos sobre a Ucrânia, incluindo com outros interlocutores, nomeadamente as Nações Unidas.

Os representantes ucranianos e norte-americanos vão reunir-se esta terça-feira em Riade para negociar uma eventual trégua, disse à Agência France Presse uma fonte da delegação ucraniana.

"Ainda estamos a trabalhar com os norte-americanos", disse a fonte diplomática ucraniana após as conversações entre os representantes norte-americanos e russos que se realizaram na segunda-feira na capital da Arábia Saudita. 

Entretanto, a Rússia demonstrou hoje que pretende prosseguir o diálogo com os Estados Unidos sobre a Ucrânia, incluindo com outros interlocutores, nomeadamente as Nações Unidas.

Segundo a France Presse, os representantes russos pretendem manter-se nas negociações.

As delegações russa e norte-americana reuniram-se num palácio de Riade na segunda-feira, um dia depois da primeira ronda de conversações entre representantes dos Estados Unidos e da Ucrânia.

"Falámos de tudo, foi um diálogo intenso, não foi fácil, mas muito útil para nós e para os norte-americanos", disse hoje um dos negociadores russos, Grigori Karassin, à agência oficial russa Tass.

A delegação russa não fez qualquer anúncio sobre a trégua limitada, assunto que está a ser discutido em Riade e que deve continuar a ser analisado hoje de manhã. 

De acordo com um dos membros da delegação ucraniana, Kiev assinalou que pretendia novas conversações com os representantes norte-americanos assim que fossem conhecidos "os resultados da reunião entre os Estados Unidos e a Rússia".

Assim, segundo uma fonte citada pelo meio de comunicação social público ucraniano Suspilne, a delegação deve permanecer mais um dia para novas discussões com a equipa norte-americana.

Numa reunião anterior, realizada na cidade saudita de Jeddah, a Ucrânia aceitou uma proposta norte-americana de um cessar-fogo de 30 dias, que foi rejeitada pela Rússia.

De acordo com fontes diplomáticas, as discussões centram-se num possível cessar-fogo no Mar Negro, para permitir um regresso ao acordo sobre os cereais que permitiu à Ucrânia exportar cereais, vitais para o abastecimento alimentar mundial, de julho de 2022 a julho de 2023, apesar da presença da frota russa na zona.

A Rússia retirou-se posteriormente do acordo, acusando o Ocidente de não ter honrado os compromissos relativos a sanções sobre as exportações russas.

O acordo sobre os cereais estão na "ordem do dia", disse o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov, na segunda-feira.

REUTERS/Brian Snyder
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela