Secções
Entrar

Moscovo divulga lista de países que podem participar no mercado de divisas russo

Lusa 21 de setembro de 2023 às 11:07

A lista inclui sete países da ex-União Soviética, assim como os quatro Estados que juntamente com a Rússia constituem o grupo BRICS.

A Rússia aprovou uma lista de 31 países, entre os quais o Brasil, Cuba e Venezuela, cujos bancos e especuladores podem participar no mercado russo de divisas, anunciou esta quinta-feira o Governo de Moscovo. 

Sputnik/Alexander Astafyev/Pool via REUTERS

A medida, assinada pelo primeiro-ministro Mikhail Mishustin, assinala que os bancos e as entidades dos países autorizados podem participar no mercado de produtos financeiros russos.  

A lista inclui também sete países da ex-União Soviética: Azerbaijão, Arménia, Bielorrússia, Quirguistão, Tajiquistão e Uzbequistão, assim como os quatro Estados que juntamente com a Rússia constituem o grupo BRICS (na sigla em inglês): Brasil, Índia, República Popular da China e África do Sul. 

A Sérvia, a Turquia o Irão, o Qatar, o Paquistão, os Emirados Árabes Unidos, Marrocos e Malásia são outros países incluídos na mesma lista. 

De acordo com o executivo de Moscovo, a decisão enquadra-se nas novas normas adotadas no passado mês de julho que procuram aumentar a eficiência do mecanismo "de conversão direta de divisas nacionais de países amigos e neutrais e a formação de quotização direta do rublo (moeda da Rússia) para fazer face aos pagamentos na moeda nacional".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela