Secções
Entrar

Mark Rutte vai ser o próximo secretário-geral da NATO

Leonor Riso 20 de junho de 2024 às 13:56

Presidente da Roménia retirou a candidatura e Rutte soma apoio da Hungria e Eslováquia.

Mark Rutte prepara-se para ser o novo secretário-geral da NATO, sucedendo a Jens Stoltenberg. O primeiro-ministro dos Países Baixos tem o caminho aberto após o presidente da Roménia, Klaus Iohannis, ter anunciado a retirada da candidatura e ter conseguido os apoios da Hungria e Eslováquia. 

REUTERS/Johanna Geron/File Photo

A imprensa holandesa já avança que Mark Rutte ficará com o cargo. Esta quinta-feira, Klaus Iohannis anunciou que ia doar um dos seus sistemas de mísseis Patriot à Ucrânia na condição que fosse substituído por um semelhante. 

Jens Stoltenberg, o atual secretário-geral da NATO, não confirmou nem desmentiu o avançado pela imprensa holandesa. "Com o anúncio do primeiro-ministro Orbán [sobre o apoio da Hungria a Rutte], penso que é óbvio que estamos muito perto de uma conclusão para selecionar o próximo secretário-geral, e penso que são boas notícias."

"Penso que Mark é um candidato muito forte. Ele tem muita experiência como primeiro-ministro. É um amigo próximo e colega, e assim sendo creio fortemente que muito em breve, a Aliança decidirá o meu sucessor. E isso será bom para todos nós, para a NATO e também para mim", sublinhou. 

Até agora, a Roménia era o único dos 32 aliados que não apoiava Rutte: cada candidato à liderança da NATO precisa do apoio de todos os países. 

Mark Rutte terá que manter o apoio dos países da Aliança Atlântica à Ucrânia e evitar a escalada do conflito na Europa. Enquanto primeiro-ministro dos Países Baixos, destacou-se como apoiante do apoio militar europeu à Ucrânia, bem como às críticas à Rússia e ao presidente russo Vladimir Putin. 

O mandato de Stoltenberg na NATO ou Organização do Tratado do Atlântico Norte termina a 1 de outubro, dez anos depois de ter tomado posse em 2014 - meses depois de a Rússia ter anexado a Crimeia. 

Com a confirmação de Rutte, a sucessão na NATO fica decidida antes do 75.º aniversário da Organização, que será assinalado em Washington em julho.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela