Secções
Entrar

Marcelo vê em Leão XIV um continuador de Francisco com abertura às Américas

Lusa 08 de maio de 2025 às 21:24

Em declarações aos jornalistas, o chefe de Estado referiu que já enviou em nome dos portugueses uma mensagem ao novo Papa "de felicitação".

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou hoje que o novo Papa, Leão XIV, é um continuador do Papa Francisco, de quem era "muito próximo", e alguém com abertura ao mundo, em particular às Américas.

Em declarações aos jornalistas, durante uma visita a uma feira de arte na Cordoaria Nacional, em Lisboa, o chefe de Estado referiu que já enviou em nome dos portugueses uma mensagem ao novo Papa "de felicitação e ao mesmo tempo sublinhando as relações antigas, históricas, fundamentais entre Santa Sé e Portugal e o papel da Igreja Católica ao longo da História dos humanos".

TIAGO PETINGA/LUSA

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, a escolha do cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, que também tem nacionalidade peruana, "foi uma surpresa, mas é uma surpresa que, à primeira vista, tem lógica",

O Presidente da República realçou a sua origem "norte-americana, com um toque latino-americano", pelo período que passou no Peru, e considerou que tem "preocupação com a paz, muito grande, abertura ecuménica, abertura ao mundo".

"Dá a sensação de um compromisso entre o ser um continuador de Papa Francisco, próximo dele nos últimos anos, não tão falado como outros nomes que eram muito falados, mas também abrindo a um novo mundo completamente diferente, as Américas", disse.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela