Secções
Entrar

Marcelo e Costa na cerimónia de juramento de Guterres

10 de dezembro de 2016 às 09:34

Presidente da República e primeiro-ministro estarão presentes na sede da ONU, em Nova Iorque

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa, participam na segunda-feira na cerimónia de juramento de António Guterres como secretário-geral das Nações Unidas.

A cerimónia acontece às 10 horas (5 horas de Lisboa) na sede da ONU, na sala da Assembleia Geral, perante representantes dos 193 estados-membros, e é antecedida por uma homenagem ao secretário-geral cessante, Ban Ki-moon, que fará o seu último discurso como secretário-geral perante o plenário.

António Guterres fará depois o juramento sobre a Carta das Nações Unidas, com a presença de António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa e outros responsáveis internacionais no pódio.

No final, o novo secretário-geral da ONU fará um discurso que durará entre 10 a 15 minutos.

Ao final do dia, por volta das 18 horas locais, o Presidente da República oferece uma recepção para cerca de 800 pessoas, na Sala de Jantar dos Delegados, também na sede da organização.

A Sala de Jantar dos Delegados tem à entrada um painel de azulejos, oferecido pelo estado português em 1996, com autoria de Susana Bretes, que representa Lisboa no século XVI.

António Guterres iniciará oficialmente funções como secretário-geral da ONU em 1 de Janeiro de 2017.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela