Foi alcançado um acordo entre o governo de Nicolas Maduro e a oposição. O partido MUD pediu ainda eleições e que fossem libertados presos políticos
A oposição venezuelana anunciou hoje que o Governo começou a cumprir os acordos conseguidos na mesa de diálogo nacional e permitirá a entrada de medicamentos e alimentos no país.
"Anunciaram que iriam permitir que através das Nações Unidas e da Cáritas se trouxessem medicamentos e alimentos", anunciou o porta-voz da aliança da oposição Mesa de Unidade Democrática (MUD).
Segundo Carlos Ocariz, o Governo vai permitir a abertura de um canal humanitário no país, como exigiu a oposição nas negociações.
"Finalmente o Governo reconheceu, depois de 11 meses, a enorme crise que se vive no país, em matéria de medicamentos e alimentação", frisou, acrescentando que esta situação "custou a vida de pessoas".
A MUD vigiará o cumprimento do prometido pelo Governo e vai querer ver chegar os barcos com medicamentos, disse ainda, aos jornalistas.
A 30 de Outubro, o Governo e a oposição iniciaram um diálogo, sob a mediação do Vaticano e da Unasul (União das Nações da América Latina) que levou à criação de quatro mesas de negociação.
A 1 de Novembro, o parlamento, onde a oposição tem maioria, adiou "por alguns dias", a pedido do Vaticano, um debate para determinar a "responsabilidade política" do Presidente Nicolas Maduro, acusado da "ruptura da ordem constitucional" no país.
A 12 de Novembro, o Governo e a oposição acordaram trabalhar conjuntamente para a recuperação da economia e o combate à insegurança, tendo agendado nova reunião de diálogo para 6 de Dezembro.
No entanto, a MUD não participou nessa reunião, alegando falta de cumprimento dos acordos por parte do Governo.
Segundo a oposição, o Governo tinha prometido também libertar os presos políticos, criar um canal humanitário para a entrada de alimentos e medicamentos no país, estabelecer um cronograma eleitoral e avançar com uma data para eleições presidenciais.
Na última quarta-feira, a MUD insistiu em que não irá a qualquer reunião de diálogo enquanto os acordos não forem cumpridos e anunciou que vai voltar aos protestos de rua.
Venezuela vai aceitar a entrada de medicamentos e alimentos
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.