Secções
Entrar

Marcado julgamento de ex-presidente da Coreia do Sul

21 de abril de 2017 às 07:43

A acusação considerou provado que Park criou uma rede através da qual pediu e obteve subornos

A primeira sessão do julgamento por corrupção da Presidente destituída da Coreia do Sul vai realizar-se a 2 de Maio, uma semana antes das presidenciais antecipadas, foi anunciado esta sexta-feira.

Fontes próximas do tribunal do distrito central de Seul, que vai julgar o caso, indicaram à agência noticiosa sul-coreana Yonhap que essa foi a data escolhida para uma audiência preparatória, à qual Park Geun-hye, de 65 anos, não é obrigada a assistir.

A defesa vai apresentar ao tribunal a posição de Park perante as acusações de que é alvo, que incluem abuso de poder, suborno, coação ou revelação de segredos de Estado.

O Ministério Público oficializou, na passada segunda-feira, as acusações contra Park, que se encontra em prisão preventiva desde 31 de Março. Caso seja considerada culpada, a filha de Park Chung-hye, chefe do exército que governou o país entre 1961 e 1979, enfrenta uma pena que pode ir de dez anos a prisão perpétua.

A acusação considerou provado que Park criou, com a amiga Choi Soon-sil, uma rede através da qual pediu e obteve subornos de pelo menos três empresas - Samsung, Lotte e SK - no valor de cerca de 59.200 milhões de wons (cerca de 48 milhões de euros).

Park Geun-hye começou a ser investigada depois de perder a imunidade presidencial, no seguimento da destituição pelo Tribunal Constitucional, a 10 de Março.

Esta foi a primeira vez que a Coreia do Sul destituiu um Presidente eleito democraticamente e a primeira vez que celebra eleições presidenciais antecipadas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela