Secções
Entrar

Mais sete oficiais iranianos mortos

Lusa 15 de junho de 2025 às 11:33

Os oficiais seriam membros da Força Aeroespacial do Irão, estrutura que gere o programa de mísseis e 'drones' do país.

A Guarda Revolucionária Iraniana anunciou este domingo a morte de mais sete oficiais militares de alto escalão, em ataques israelitas, elevando para 15 o número de comandantes mortos nos últimos dias.

AP Photo/Daniel Rolider

Os oficiais seriam, segundo a mesma fonte, membros da Força Aeroespacial do Irão, estrutura que gere o programa de mísseis e 'drones' do país.

De acordo com a Guarda Revolucionária Iraniana, Mahmoud Bagheri, Davood Sheikhiyan, Mohammad Taherpour, Mansour Safarpour, Masoud Tayeb, Khosro Hassani e Javad Jarsora foram mortos na sexta-feira.

Terão morrido num ataque que matou o comandante-chefe da força, o general Amir Ali Hajizadeh.

A guerra entre Israel e o Irão, desencadeada na madrugada de 13 de junho por bombardeamentos israelitas que visaram instalações militares e nucleares iranianas, causou já mais de 100 mortos e 800 feridos no Irão, entre lideranças militares, cientistas e civis.

Os ataques israelitas, efetuados por 200 aviões contra uma centena de alvos, atingiram sobretudo Teerão (norte) e atingiram as centrais de enriquecimento de urânio de Fordow e Natanz (centro), o aeroporto nacional de Mehrabad e várias bases militares.

O Irão retaliou com centenas de mísseis direcionados às cidades de Telavive e Jerusalém, que fizeram pelo menos 13 mortos e 150 feridos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela