Lula e Trump trocam acusações a propósito de Bolsonaro
"Deixem o Bolsonaro em paz", escreveu o presidente norte-americano e o homólogo brasileiro respondeu: "Não aceitamos interferência de quem quer que seja".
O presidente norte-americano, Donald Trump, e o presidente brasileiro, Lula da Silva, envolveram-se numa troca de acusações devido ao antigo presidente brasileiro Jair Bolsonaro, acusado pela justiça brasileira por tentativa de golpe de Estado. O líder norte-americano acusa as autoridades judiciais brasileiras de perseguirem Bolsonaro, enquanto Lula critica tentativa de ingerência na justiça por parte do seu homólogo.
"Deixem o Bolsonaro em paz", escreveu Donald Trump numa publicação na Truth Social. Segundo o presidente dos Estados Unidos, o antigo chefe de Estado brasileiro está a ser tratado de "forma terrível" pelas autoridades judiciais brasileiras na sequência da invasão às sede da Praça dos Três Poderes, em janeiro de 2023, que muitos analistas compararam à invasão do Capitólio a 6 de janeiro de 2021, em Washington D.C., nos Estados Unidos, em que os apoiantes de Donald Trump invadiram o edifício governamental considerado o principal símbolo político do país.
"Vi, como todos viram, que não fizeram mais nada do que ir atrás dele, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano. Ele não é culpado de nada, à exceção de ter lutado pelo seu povo", acusa Trump, apontando o dedo às autoridades judiciais. Trump disse ainda conhecer bem Bolsonaro que considerou ser um líder e um negociador "forte".
"A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja", lê-se num comunicado assinado pelo presidente brasileiro. "Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito", acrescentou o chefe de Estado brasileiro, depois do Presidente dos Estados Unidos ter dito que o Brasil está a tratar de uma forma "terrível" o ex-presidente brasileiro, acusado pela justiça brasileira por tentativa de golpe de Estado.
Por sua vez, também no X, Jair Bolsonaro disse que recebeu "com muito alegria" a mensagem do Presidente Trump. "Sempre defendemos os interesses dos nossos povos e a liberdade de todos", afirmou o antigo líder brasileiro, que realça que também está a ser alvo de uma "clara perseguição política, já percebida por todos com bom senso". Bolsonaro compara ainda a sua situação à de Donald Trump que foi igualmente "perseguido" pelo poder judicial.
Edições do Dia
Boas leituras!