Secções
Entrar

Joe Biden não vai despedir secretário da Defesa por não revelar hospitalização

Andreia Antunes 09 de janeiro de 2024 às 16:00

O secretário de Defesa dos Estados Unidos está hospitalizado desde 1 de janeiro, sem o conhecimento do presidente. Mas, alguns círculos do Pentágono já tinham conhecimento da situação desde dia 2.

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, não está a considerar despedir o secretário da Defesa, Lloyd Austin, por não ter revelado a sua hospitalização de vários dias, referiu a Casa Branca esta segunda-feira.

JUNG YEON-JE/Pool via REUTERS

Lloyd Austin, que está logo abaixo de Joe Biden, na cadeia de comando das forças armadas dos Estados Unidos, ocultou a sua hospitalização, que teve inicío no dia de Ano Novo. Nem o presidente sabia que estava internado.

"Não há nenhum plano para outra coisa que não seja a permanência do secretário Austin no cargo", disse John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional.

Os republicanos pedem o afastamento do mesmo do Pentágono, incluindo o ex-presidente Donald Trump que referiu no domingo que o secretário de Defesa deveria ser demitido pela sua "conduta profissional imprópria e abandono de dever". "Está desaparecido há uma semana e ninguém, incluindo o seu chefe, o corrupto Joe Biden, faz ideia de onde ele está ou poderá estar", escreveu Donald Trump na rede social Truth Social.

A hospitalização de Lloyd Austin foi mantida secreta por mais tempo do que se pensava, revelaram as autoridades no domingo, inclusive a sua adjunta, Kathleen Hicks, e o presidente que também foram mantidos fora do fluxo de informação.

"Deve haver uma responsabilização total, começando com a demissão imediata do secretário Austin e daqueles que mentiram por ele e uma investigação do Congresso sobre esta perigosa negligência do dever", disse Elise Stefanik, representante de Nova Iorque e presidente da Conferência Republicana da Câmara dos Representantes, em comunicado.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos foi submetido a uma primeira intervenção médica a 22 de dezembro, revelou o Pentágono no domingo. Já no dia 1 de janeiro, Lloyde Austin teve de ser internado nos cuidados intensivos do hospital militar Walter Reed, em Maryland, após sentir dores fortes. Até agora ainda não se sabe o problema de saúde que o levou a ser hospitalizado.

Kathleen Hicks assumiu algumas das funções operacionais de Lloyde Austin no dia 2 de janeiro, enquanto o mesmo estaria supostamente de férias em Porto Rico. A vice-secretária da Defesa apenas foi informada do motivo da indisponibilidade de Lloyde Austin no dia 4 de janeiro, referiram funcionários da Casa Branca à Reuters.

Foi nesse mesmo dia que Joe Biden e outros altos funcionários da Casa Branca foram informados de que Austin estava hospitalizado desde 1 de janeiro.

Pelo menos alguns círculos do Pentágono tinham conhecimento da situação do secretário de Defesa mais cedo. O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, o general Charles Brown, teve conhecimento da hospitalização no dia 2 de janeiro.

O secretismo do Pentágono referente à hospitalização de Lloyd Austin durante dias, incluindo ao presidente, ao Conselho de Segurança Nacional e aos principais dirigentes do Pentágono, reflete uma falta de transparência sobre a doença, a gravidade e a data em que este poderá ter alta.

No entanto, o Pentágono referiu que Lloyd Austin permaneceu no hospital no domingo e que estava a recuperar bem. "Desde que retomou as suas funções na sexta-feira à noite, o secretário recebeu atualizações operacionais e deu as orientações necessárias à sua equipa."

Lloyd Austin afirmou numa declaração no sábado que assumia "toda a responsabilidade" pelo secretismo em torno da sua hospitalização. As suas funções exigem que esteja disponível a qualquer momento para responder a qualquer crise de segurança nacional.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela