Secções
Entrar

Israel. Gabinete de segurança aprova o acordo de cessar-fogo com o Hamas

Ana Bela Ferreira 17 de janeiro de 2025 às 13:39

Agora será a vez de todo o governo ratificar o acordo. Aprovação surge um dia depois em relação ao inicialmente previsto.

O gabinete de segurança de Israel aprovou, esta sexta-feira, o acordo de cessar-fogo com o Hamas, que prevê a troca dedezenas de refénscom prisioneiros palestinianos. Este acordo arranca assim domingo e prevê uma pausa inicial de seis semanas no conflito que leva já 15 meses.

AP Photo/Maya Alleruzzo, Pool, File

A aprovação oficial surge dois dias depois do anúncio do acordo negociado pelos mediadores internacionais, depois de um atraso de um dia. Israel devia ter votado ontem, mas acusou o Hamas de estar a colocar novos entraves, exigindo esclarecimentos

O acordo será agora aprovado por todo o governo, podendo assim ser implementado a partir de domingo. Para o primeiro dia de cessar-fogo está prevista a libertação de 33 reféns israelitas, que estão em Gaza desde que começou o conflito a 7 de outubro de 2023.

Ainda assim, estão previstas audições no supremo tribunal contra alguns pontos do acordo.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela