Secções
Entrar

Israel está pronto para retomar combates “a qualquer momento”

Lusa 23 de fevereiro de 2025 às 17:07

O cessar-fogo está em vigor há pouco mais de um mês.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, disse heste domingo que o exército está pronto para retomar os combates "a qualquer momento" na Faixa de Gaza, onde um frágil cessar-fogo está em vigor há pouco mais de um mês.

"Estamos prontos para retomar os combates intensos a qualquer momento, os nossos planos operacionais estão prontos", disse Netanyahu num discurso a uma nova classe de oficiais em Holon, transmitido ao vivo.

"Em Gaza, eliminámos a maior parte das forças organizadas do Hamas. Alcançaremos plenamente os objetivos da guerra, seja através de negociações ou de outros meios", acrescentou.

A trégua entrou em vigor a 19 de janeiro, depois de mais de 15 meses de uma guerra desencadeada pelo ataque do movimento islâmico palestino Hamas, em 07 de outubro de 2023, em solo israelita e que devastou a Faixa de Gaza.

A primeira fase do acordo de cessar-fogo, que prevê três fases para conduzir ao fim definitivo da guerra, deverá terminar a 1 de março.

REUTERS/Amir Cohen
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela