Secções
Entrar

Incêndio em base militar na Crimeia força retirada de milhares de pessoas

Márcia Sobral 19 de julho de 2023 às 07:46

Durante a madrugada, a Rússia levou a cabo mais um ataque aéreo no porto de Odessa, bem como um ataque de drone em Kiev.

Um incêndio deflagrou, durante a madrugada desta quarta-feira, na base militar de Kirovske, na Crimeia. O fogo obrigou à evacuação de mais de 2.000 pessoas e ao encerramento de estradas.

REUTERS/Alexey Pavlishak

O anúncio foi feito por Sergei Aksyonov, governador da região anexada por Moscovo em 2014, que escreveu na rede social Telegram que as autoridades estavam a planear a retirada de milhares de populares mas sem avançar as causas do incidente. Ainda assim, vários canais com fortes ligações russas avançaram que um depósito de armas começou a arder na sequência de um ataque aéreo noturno feito por parte da Ucrânia.

De acordo com aReuters, várias imagens partilhadas nas redes sociais mostram chamas de dimensão considerável a arder numa zona descampada, seguidas de fortes explosões. Serhiy Bratchuk, porta-voz militar da região de Odesa, na Ucrânia, partilhou alguns desses vídeos com a descrição "depósito de munições do inimigo".

Até ao momento ainda não foram feitos comentários por parte do país de Volodymir Zelensky.

O incidente em Kirovske ocorre apenas dois dias depois de uma explosão ter feito estragos na ponte que unia a Rússia à Península da Crimeia, ato que fez com que Vladimir Putin culpasse a Ucrânia e prometesse retaliação.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela