Secções
Entrar

Incêndio destruiu o edifício da Bolsa de Valores da Dinamarca

Diogo Barreto 16 de abril de 2024 às 12:02

Caiu o pináculo do edifício do século XVII da capital dinamarquesa. Governante compara evento ao incêndio que consumiu a Notre-Dame, em Paris.

O edifício da Bolsa de Valores da Dinamarca, uma construção do século XVII, foi parcialmente consumido por chamas esta terça-feira de manhã, tendo o pináculo do palácio desabado. A causa do incêndio ainda não foi apurada.

1 de 4
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters
Foto: Reuters

A polícia isolou uma grande área junto ao edifício localizado no centro da capital dinamarquesa, enquanto os serviços de emergência e os bombeiros de Copenhaga combatiam as chamas. O telhado do edifício, que remonta ao século XVII e é uma popular atração turística de Copenhaga, foi consumido pelas chamas. O pináculo, formado pelas caudas entrelaçadas de quatro dragões, elevava-se a 56 metros de altura.

O edifício estava a sofrer obras de renovação: no exterior, estava cercado por andaimes e envolvido numa cobertura protetora de plástico. Atualmente, era a sede da câmara do comércio da Dinamarca. Segundo os serviços de emergência, os andaimes dificultaram o combate às chamas.

Por precaução, foram evacuadas várias alas do Castelo de Christiansborg, a sede do Parlamento da Dinamarca e do Ministério das Finanças que fica perto do edifício que se encontra a arder.


Enormes colunas de fumo são visíveis no centro de Copenhaga sendo que alguns cidadãos foram vistos a entrar para o interior do edifício para salvar obras de arte. Jakon Engel-Schmidt, ministro da Cultura da Dinamarca, admitiu àAssociated Press que foi "tocante" ver como dezenas de pessoas tentaram ajudar os serviços de emergência a "salvar tesouros artísticos e imagens icónicas do edifício em chamas". Segundo o governante, 400 anos de património cultural dinamarquês foram consumidos pelo fogo. No edifício estavam várias pinturas de artistas dinamarqueses que datavam já do século XVII.

O ministro da Defesa Troels Lund Poulsen comparou este momento ao incêndio que consumiu a catedral de Notre-Dame em Paris há cinco anos.

Várias ambulâncias encontram-se no local, mas não há registo de vítimas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela