Secções
Entrar

Imigrantes que façam travessia ilegal em barcos para o Reino Unido serão deportados para França

Luana Augusto 11 de julho de 2025 às 11:14

Projeto-piloto faz parte de um acordo assinado ontem por Keir Starmer e Emmanuel Macron.

As pessoas que chegarem ao Reino Unido de forma ilegal em pequenos barcos serão deportadas para França. Esta medida faz parte de um "acordo inovador", assinado na quinta-feira pelo primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e o presidente francês, Emmanuel Macron. Com este anúncio, o governo inglês espera agora que haja cada vez menos pessoas a atravessar ilegalmente o Canal da Mancha.

AP Photo/Thomas Krych

"Pela primeira vez, os imigrantes que chegarem através de pequenos barcos serão detidos e devolvidos a França", anunciou Keir Starmer através de uma conferência de imprensa.

Este plano foi anunciado na passada quinta-feira pelo primeiro-ministro britânico e o presidente francês, na base militar de Northwood, em Inglaterra, e aconteceu após uma visita de Estado de três dias de Emmanuel Macron. Intitulado de "um entra, um sai", este projeto-piloto prevê que as autoridades inglesas detenham aqueles que atravessem o Canal da Mancha e que sejam mandados de volta para França.

Para já, não se sabe quando é que está previsto este projeto ser colocado em prática, no entanto, espera-se que comece a ser implementado já "nas próximas semanas", segundo Starmer, e que inclua uma rota segura e controlada "aberta apenas para aqueles que não tentaram entrar ilegalmente no Reino Unido".

Esta é a primeira vez que tal acordo é celebrado entre ambos os países. A partir do momento em que este projeto estiver em andamento, quem cruzar o Canal da Mancha verá os seus dados biométricos serem recolhidos no centro de imigração de Manston.

Emmanuel Macron entretanto também já deu as boas-vindas a esta medida e aproveitou para culpar várias vezes o Brexit pelo número de pessoas que atravessam frequentemente o canal de forma ilegal.

"Várias pessoas explicaram que o Brexit iria fazer os possíveis para combater efetivamente a imigração ilegal, mas desde o Brexit que o Reino Unido não tem um acordo de imigração ilegal com a União Europeia - que cria e incentiva a travessia -, precisamente o oposto daquilo que o Brexit promete", denunciou o presidente francês. "Os britânicos venderam uma mentira: que era um problema da Europa."

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela