Secções
Entrar

Houthis entraram nos escritórios da ONU e detiveram 11 funcionários

Luana Augusto 01 de setembro de 2025 às 11:35

António Gueterres exige a libertação imediata dos trabalhadores.

Os rebeldes Houthis, apoiados pelo Irão, invadiram no domingo os escritórios da Organização das Nações Unidas (ONU) em Sanna, a capital do Iémen, informou a porta-voz do Programa Mundial de Alimentos, Abber Etefa, à Associated Press. Segundo afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres, nas redes sociais, estão detidos pelos menos 11 funcionários.
Houthis detêm funcionários da ONU no Iémen, gerando preocupação e exigindo libertação AP Photo/Osamah Abdulrahman
Além desta organização, o grupo terá também invadido os escritórios da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da UNICEF e interrogado os funcionários no parque de estacionamento, disse à Associated Press um trabalhador da ONU. A informação foi confirmada pelo porta-voz da UNICEF, que informou que também aqui foram detidos vários funcionários. António Guterres entretanto já condenou a "entrada forçada nas instalações do Programa Mundial de Alimentos, a apreensão de bens da ONU e as tentativas de invasão de outros escritórios da organização em Sanna". Além disso, exigiu a "libertação imediata" dos funcionários. "O pessoal da ONU e os seus parceiros nunca devem ser alvos enquanto desempenham suas funções", escreveu na rede social X.
Esta não é a primeira vez que se verifica um episódio idêntico. Os Houthis já haviam detido anteriormente dezenas de funcionários da ONU, além de pessoas ligadas a grupos de ajuda humanitária e à antiga embaixada dos Estados Unidos em Sanna, que foi encerrada. Este incidente teve lugar dias depois de um bombardeamento israelita ter matado, na quinta-feira, o primeiro-ministro Houthi, Ahmed Al-Rahawi, e outros membros do governo.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela