Secções
Entrar

Hamas já libertou os seis reféns. Um deles é luso-israelita

Luana Augusto 22 de fevereiro de 2025 às 10:40

O último refém foi libertado na Cidade de Gaza e não teve direito a uma cerimónia pública. Até ao momento não são conhecidas as motivações que levaram a esta decisão de última hora.

O Hamas libertou este sábado (22) seis reféns, que se encontravam em cativeiro há já 504 dias. Um deles é Omer Shem Tov, um luso-israelita de 22 anos.

A libertação destes reféns, que decorreu ao longo da manhã deste sábado, foi dividida em três fases. Durante as primeiras horas foram libertados, em Rafah, dois reféns, sendo eles Tal Shoham, de 40 anos, e Avera Mengistu, de 39.

Seguiu-se a libertação de Eliya Cohen, de 27 anos, Omer Shem Tov, de 22, e Omer Wenkert, de 23, em Nuseireat, um campo de refugiados na Faixa de Gaza.

Ao início da tarde, foi a vez de Hisham al-Sayed, de 36 anos, ser libertado. No entanto, este não teve direito a uma cerimónia pública e até ao momento não são conhecidas as motivações que levaram a esta decisão de última hora.

Sabe-se que, pelo menos, os primeiros dois reféns entretanto já foram entregues pela Cruz Vermelha ao exército israelita. Em troca, Israel deverá libertar centenas de prisioneiros palestinianos.

Al-Sayed e Mengistu foram detidos pelos Hamas assim que entraram em Gaza por vontade própria. Encontravam-se em cativeiro há cerca de 10 anos.

Esta é já a sétima libertação de reféns, desde que foi acordado um cessar-fogo. Estes serão, assim, os últimos que se encontram vivos, numa lista de 33 reféns, que foram libertados na primeira fase do acordo entre Israel e o Hamas, e que entrou em vigor a 19 de janeiro.

Atualizado às 13h53 com a libertação do sexto refém

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela