Secções
Entrar

Gustavo Petro apela à união da América Latina para combater o tráfico de droga

Lusa 10 de janeiro de 2026 às 08:45

O presidente colombiano criticou os grupos guerrilheiros por terem abandonado a luta revolucionária e dedicarem-se ao tráfico de drogas, em resultado do que "converteram-se na desculpa perfeita para a agressão".

O Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, apelou aos exércitos da América do Sul para se unirem de forma a combater o tráfico de droga, que "não aproveita a ninguém e serve de desculpa" para uma invasão pelos Estados Unidos.
Gustavo Petro, presidente da Colômbia EPA
"Os Exércitos latino-americanos devem reunir-se para tirar dos nossos países esta desculpa (tráfico de droga), que não faz bem a ninguém", escreveu nas redes sociais na sexta-feira. Nesta linha, reiterou que o traficante deve ser desarmado e contido, porque "a América Latina deve defender-se de qualquer ator que a desestabilize e isso implica a unidade dos seus povos, das suas armas e dos seus Estados". Acrescentou que convidou "a atual Presidente da Venezuela", Delcy Rodríguez, para um trabalho conjunto a luta contra o tráfico de droga. A mensagem de Petro é uma resposta ao convite feito na véspera por Nestor Gregorio Vera, também conhecido como Iván Mordisco, chefe do Estado-Maior Central (EMC), a maior dissidência das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), que propôs uma aliança com os guerrilheiros do Exército de Libertação Nacional (ELN), depois do ataque norte-americano à Venezuela, no qual foi raptado o Presidente venezuelano, Nicolas Maduro. "Convocamos, com necessidade imperiosa, uma cimeira de comandantes rebeldes da Colômbia e de toda a nossa América. Basta de intervenções militares (...), de dominação cultural, que cesse toda a forma de agressão imperialista", afirmou Iván Mordisco, em mensagem vídeo divulgada nas redes sociais. Segundo Petro, a aliança que Mordisco propõe, "não defende a Venezuela, nem a Colômbia, nem a América Latina, pelo contrário, é a desculpa para a invasão, e até dinheiro sujo contribui para sabotar as eleições e impedir a liberdade eleitoral". O presidente colombiano criticou os grupos guerrilheiros por terem abandonado a luta revolucionária e dedicarem-se ao tráfico de drogas, em resultado do que "converteram-se na desculpa perfeita para a agressão".
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima