Secções
Entrar

Governo ambiciona colocar Portugal nos dez melhores destinos turísticos mundiais

Lusa 22 de setembro de 2025 às 12:28

O ministro Castro Almeida assegurou quer continuar a crescer nesta área, para "passar do 12.º para o 10.º lugar".

O ministro da Economia e Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, afirmou esta segunda-feira que o Governo ambiciona colocar Portugal nos dez melhores destinos turísticos a nível mundial, ultrapassando o Canadá e a Suíça.
Ministro ambiciona colocar Portugal no top 10 de destinos turísticos mundiais PAULO NOVAIS/LUSA
"Hoje, estamos em 12.º lugar e o nosso objetivo é crescer, melhorar, criar um turismo cada vez mais sustentável e mais rentável. É preciso gerar riqueza, pôr mais dinheiro no bolso das pessoas e o turismo tem um papel fundamental", destacou. À saída de uma sessão de assinatura de contratos de financiamento de 37 projetos turísticos, no âmbito da Linha +Interior Turismo, Castro Almeida assegurou que o Governo tem como objetivo continuar a crescer nesta área, para "passar do 12.º para o 10.º lugar". "Para chegarmos ao 'top ten' precisamos ultrapassar o Canadá e a Suíça", acrescentou. Segundo o ministro da Economia e Coesão Territorial, este ranking do Turismo do Fórum Económico Mundial tem em conta vários indicadores, entre os quais o número de dormidas, número de pessoas que visitam o país, bem como os rendimentos gerados. "É sobretudo a este nível que nós precisamos de mexer, que é melhorar os rendimentos de quem trabalha no turismo. Esse é o resultado de tudo isto", sustentou. De acordo com Castro Almeida, "2024 foi o melhor ano turístico de sempre". No entanto, disse acreditar que o crescimento registado no primeiro semestre de 2025 comparativamente com o ano passado possa tornar 2025 no "melhor ano de sempre". Aos jornalistas, disse ainda que o turismo do interior é aquele que tem o maior potencial para explorar. "O Estado não tem de se preocupar muito em trazer mais turistas para Lisboa, para Cascais ou para o Algarve. Queremos é trazer mais rendimentos e não mais pessoas, e queremos, sobretudo, valorizar muito o potencial que o interior tem", referiu. Para o governante, há potencial turístico por todo o país, no entanto, o do interior é menos óbvio e exige, por parte do Estado, mais investimento em infraestruturas e equipamentos. "Não é preciso apoiar a construção de mais hotéis em Lisboa ou em Cascais. É preciso apoiar o desenvolvimento do turismo no interior do país", concluiu.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela