Secções
Entrar

Forças israelitas reagem ao ataque a diplomatas: "A delegação desviou-se da rota aprovada"

Débora Calheiros Lourenço 21 de maio de 2025 às 16:38

O Ministério dos Negócios Estrangeiros português adiantou que na delegação de diplomatas estava o chefe de missão diplomática em Ramallah, Frederico Nascimento. As IDF já garantiram que “não houve relatos de feridos ou danos”.

Depois de ter sido avançado em vários meios de comunicação que uma delegação de diplomatas foi atacada por Israelem Jenin, as Forças de Defesa israelitas (IDF, na sigla em inglês) enviaram um comunicado onde explicam que "a delegação desviou-se da rota aprovada e entrou em uma área onde não estava autorizada".  

REUTERS/Raneen Sawafta

Pelo menos um diplomata português e outro brasileiro integravam a delegação que, segundo as IDF seguiam uma "rota aprovada", que foi "fornecida aos membros da delegação". Segundo as forças israelitas, os diplomatas "foram instruídos a seguir" a rota "devido à área ser uma zona de combate ativa". Alegam ainda que estes acabaram por desviar-se e "os soldados das IDF que operavam na área dispararam tiros de advertência para distanciá-los". 

As autoridades israelitas referem que "não houve relatos de feridos ou danos" e que "o Chefe da Administração Civil, Brigadeiro-General Hisham Ibrahim, instruiu os oficiais da unidade a falarem imediatamente com representantes dos países relevantes e em breve manterá conversas pessoais com os diplomatas para atualizá-los sobre as conclusões do inquérito inicial".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

A longa guerra dos juízes que não se suportavam - o contra-ataque

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Vida

Encontraram soldados nazis enterrados no quintal

TextoSusana Lúcio
FotosSusana Lúcio
Exclusivo

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

TextoNuno Tiago Pinto
FotosNuno Tiago Pinto