Secções
Entrar

FMI anuncia saída do diretor que representou o fundo durante a troika em Portugal

Lusa 07 de janeiro de 2026 às 16:40

Selassie supervisionou também a criação da 25.ª cadeira do Conselho Executivo, aumentando a participação da África subsaariana nas reuniões da direção.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou hoje que o diretor do departamento africano, Abebe Aemro Selassie, que também representou o Fundo durante a intervenção da 'troika' em Portugal, vai retirar-se do cargo em maio.
Selassie, diretor do FMI, sai após supervisionar a troika em Portugal e aumentar participação da África subsaariana Mário Cruz/Lusa
"Como diretor do departamento africano desde 2016, Abebe Selassie orientou o departamento durante um período de profundas mudanças e desafios", afirmou a diretora-geral Kristalina Georgieva num comunicado, lembrando que "supervisionou o envolvimento do Fundo com 45 países da África Subsaariana, respondendo à crescente procura por programas e adaptando-se às necessidades em evolução da região durante um período historicamente desafiante --- desde a pandemia da COVID-19 e o período de alta inflação que se seguiu até às grandes mudanças nas políticas comerciais globais". Selassie supervisionou também a criação da 25.ª cadeira do Conselho Executivo, aumentando a participação da África subsaariana nas reuniões da direção, e foi também durante o seu mandato que o Fundo teve em funcionamento o maior número do programas de assistência financeira na região. "Abe defendeu o aconselhamento político personalizado e o desenvolvimento de capacidades para a África Subsaariana, aprofundou o envolvimento em países-chave e ajudou a disponibilizar recursos adicionais para apoiar Estados frágeis e afetados por conflitos", acrescenta-se ainda no comunicado. Nascido na Etiópia, Selassie entrou no FMI em 1994, foi diretor adjunto do departamento africano, representou o Fundo em Portugal nos anos de intervenção do Banco Central Europeu, FMI e Comissão Europeia, na década passada, e foi também chefe de missão no Uganda, entre outros cargos. O FMI não anunciou ainda o seu sucessor à frente do departamento africano.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima