Secções
Entrar

Extrema-direita terá vencido eleições nos Países Baixos

Jornal de Negócios 22 de novembro de 2023 às 20:43

O Partido para a Liberdade, de Geert Wilders, terá conquistado 35 assentos no parlamento, contra 26 da coligação Verdes-Trabalhistas e 23 do VVD, do ex-primeiro-ministro Mark Rutte, segundo uma sondagem à boca de urna da Ipsos.

O partido de extrema-direita Partido para a Liberdade, liderado por Geert Wilders, terá vencido as eleições legislativas realizadas esta quarta-feira nos Países Baixos, de acordo com uma sondagem à boca das urnas realizada pela Ipsos.

O partido de Wilders terá conquistado 35 assentos parlamentares, mais 18 lugares do que nas eleições de 2021. Já a coligação Verdes-Trabalhistas, liderada por Frans Timmermans, terá alcançado 26 deputados, mais nove do que em 2021.

O grande derrotado é o Partido Popular para a Liberdade e Democracia, do ex-primeiro-ministro Mark Rutte, que cai de 34 para 23 assentos no Parlamento.

Previsivelmente os próximos dias serão marcados por extensas e complexas negociações para a formação de um governo, uma vez que vários dos principais partidos garantiram que não aceitariam coligar-se com o partido de Wilder. São necessários 76 lugares para assegurar uma maioria.

O Novo Contrato Social (NSC), fundado em agosto por Pieter Omtzigt, conquistou 20 assentos, sendo o quarto mais votado. Omtzigt é deputado independente há largos anos, integrando a bancada do CDA, partido democrata-cristão.

Mais atrás, os liberais do Democrats66 terão alcançado 10 assentos, menos 14 do que em 2021.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela