Secções
Entrar

EUA acreditam que Israel pode estar a preparar ataque ao Irão

Diogo Barreto 12 de junho de 2025 às 18:20

Embaixada dos EUA no Iraque foi encerrada e embaixada em Jerusalém pediu aos cidadãos norte-americanos que não saíssem de Telavive ou Jerusalém até novas ordens.

Israel pode estar a preparar um ataque contra o Irão, avançou o presidente norte-americano, Donald Trump, que tem tentado procurar um acordo diplomático com o Irão para reduzir o seu programa nuclear.  Entretanto, os Estados Unidos decidiram encerrar a sua embaixada no Iraque na quarta-feira com receio de uma possível retaliação do Irão. A embaixada dos EUA em Jerusalém também pediu aos seus funcionários e familiares que não viajassem para fora da área metropolitana de Telavive, Jerusalém e Be'er Sheva.

AP Photo/Alex Brandon

Esta quinta-feira Trump afirmou que "um ataque israelita pode muito bem acontecer". De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a preocupação com um possível ataque israelita e provável retaliação do Irão levaram os EUA a evacuar a sua embaixada no Iraque na quarta-feira. Numa nota dirigida aos cidadãos norte-americanos, a embaixada dos EUA em Jerusalém anunciou que, "devido ao aumento das tensões regionais, os funcionários do governo dos EUA e os seus familiares estão proibidos de viajar para fora da área metropolitana de Telavive, Jerusalém e Be'er Sheva até nova ordem".

"Bem, eles estão a ser retirados porque pode ser um lugar perigoso, e veremos o que acontece. Nós avisámos para eles saírem. Veremos o que acontece", afirmou Trump ao chegar ao Kennedy Center, quando questionado pelos jornalistas.

"Estou a ficar cada vez menos confiante. Parece que estão a adiar, e acho que é uma pena, mas estou menos confiante agora do que estaria há alguns meses", disse Trump numa entrevista ao New York Post, divulgada na quarta-feira, sobre as negociações com o Irão sobre a redução do seu programa nuclear.

Segundo o New York Times, Donald Trump rejeitou há vários meses um plano de Israel para atacar o Irão, insistindo que queria ter a oportunidade de negociar um acordo nuclear com Teerão. Há duas semanas, o presidente dos EUA disse ter avisado Benjamin Netanyahu para não lançar um ataque enquanto decorrem as negociações com o Irão.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela