Secções
Entrar

Estados Unidos e Alemanha vão enviar tanques para a Ucrânia

Débora Calheiros Lourenço 25 de janeiro de 2023 às 09:21

Os Estados Unidos deverão enviar cerca de 30 M1 Abrams e a Alemanha 14 Leopard 2.

Depois de meses de indecisão, os Estados Unidos e a Alemanha decidiram que vão enviar tanques para a Ucrânia. O anúncio oficial deve ser feito esta quarta-feira.

REUTERS

A administração de Joe Biden deverá enviar pelo menos 30 tanques M1 Abrams, o que já foi considerado pelo embaixador da Rússia nos Estados Unidos como "outra provocação flagrante".

Já o chanceler alemão, Olaf Scholz, deverá dirigir-se ao parlamento alemão na manhã desta quarta-feira e anunciar o envio de pelo menos 14 tanquesLeopard 2. Entretanto o próprio porta-voz do presidente alemão confirmou o envio. "Esta decisão segue a nossa linha conhecida de apoiar a Ucrânia da melhor maneira possível. Atuamos internacionalmente de maneira altamente coordenada", declarou o chanceler alemão, Olaf Scholz, citado pelo seu porta-voz, Steffen Hebestreit.

Durante os últimos dias de impasse sobre esta decisão, o porta-voz doKremlinjá tinha afirmado que o possível envio dos tanques "não trará nada de bom" e vai constituir uma "marca duradoura" nas relações bilaterais entre Berlim e a Rússia. Garantindo ainda que"quem vai sofrer é o povo ucraniano".

Zelensky e as autoridades militares ucranianas têm afirmado que precisam urgentemente de mais armas pesadas e pediram em específico estes tanques de batalha, considerando-os um apoio fundamental para recuperarem o território ucraniano que atualmente se encontra ocupado por forças russas.

No entanto, até agora tanto aAlemanha como os Estados Unidostinham resistido à pressão externa para autorizarem o envio. A Alemanha temia que essa ação levasse à escalada do conflito e deixasse a NATO em guerra com a Rússia e os Estados Unidos referiram várias vezes que os M1 Abrams precisavam de muita manutenção e militares altamente treinados.

Apesar dos meios de comunicação norte-americanos afirmarem que o envio vai ser anunciado esta quarta-feira ainda não está claro quando é que os tanques vão estar disponíveis na frente de batalha, uma vez que o transporte pode levar meses.

APolóniafoi um dos países europeus que mais pressão fez que para os Leopard 2 sejam enviados para a Ucrânia. Existem 16 países europeus que detém Leopard 2 mas aguardam a autorização da Alemanha para a reexportação, na terça-feira já foi enviada uma autorização especial à Polónia para que esta possa enviar os seus tanques para a Ucrânia.

Mesmo que estes 16 países europeus e os EUA enviem os seus tanques é pouco provável que a Ucrânia consiga obter os 300 que já considerou que necessitava para conseguir vencer a guerra

Tanto os M1 Abrams como os Leopard 2 são considerados superiores aos equivalentes da era soviética, como o T-72, que a Ucrânia e a Rússia dispõem.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela