Secções
Entrar

Dinamarca rejeita liminarmente negociar venda da Gronelândia

Negócios 21 de janeiro de 2026 às 16:55

O ministro dos Negócios Estrangeiros dinamarquês considerou "positivo" que Donald Trump tenha afastado o uso da força, mas lembrou que "a intenção de controlar a Gronelândia permanece". "O problema não desapareceu", frisou.

A Dinamarca já reagiu à intervenção do Presidente norte-americano, Donald Trump, em Davos, onde afastou o recurso à força para assegurar o controlo da Gronelândia, mas disse que iria começar negociações para comprar o território sob domínio da Dinamarca. "Não entraremos em qualquer negociação em que a base seja abdicarmos de princípios fundamentais. Nunca o faremos", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen, aos jornalistas.
Ministro dinamarquês reage à intenção de Trump sobre a Gronelândia
Abordado pela imprensa em Copenhaga - o Governo dinamarquês decidiu não se fazer representar no Fórum Económico Mundial em Davos - Rasmussen, que não ouviu o discurso mas que foi informado pelo seu "staff", sublinhou que "fica claro depois do discurso que as suas ambições mantêm-se intactas". O facto de Trump ter descartado o uso da força para assumir o controlo da Gronelândia é "positivo", admitiu, mas "isso não faz o problema desaparecer".
"Foi deixado muito claro que é melhor ter do que arrendar e que a Dinamarca não consegue proteger a Gronelândia", disse. "O desafio permanece", reforçou. Também o ministro da Defesa, Troels Lund Poulsen, destacou que a segurança no Árctico "não é apenas uma questão do Reino da Dinamarca, é também uma questão da NATO".
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima