Secções
Entrar

Descoberta de alegada bomba da II Guerra Mundial obriga a retirar 14 mil pessoas de cidade alemã

12 de outubro de 2019 às 14:53

Caso se confirmem as suspeitas, o artefacto será ainda este sábado desativado, de forma controlada. Num caso idêntico, em 2010, três pessoas morreram e outras duas ficaram feridas durante o processo de desativação.

Cerca de 14 mil pessoas foram este sábado retiradas em Gotinga, no centro da Alemanha, após ter sido descoberto, junto à estação de comboios, um objeto que poderá ser uma bomba da II Guerra Mundial, anunciaram as autoridades.

Caso se confirmem as suspeitas, o artefacto será ainda este sábado desativado, de forma controlada, acrescentaram.

De acordo com as autoridades locais, citadas pela EFE, o processo, no qual participaram 700 operacionais, como bombeiros e policias, decorreu entre as 07h00 e as 11h00 locais (entre as 06h00 e 10h00 em Lisboa).

A deslocação das pessoas afetou também o transporte público municipal, com a alteração das rotas dos comboios e autocarros.

O espaço aéreo também foi encerrado.

Já em 2010 tinha sido encontrado um artefacto da II Guerra Mundial nas imediações do local onde foi este sábado descoberto o novo objeto.

Na altura, três pessoas morreram e outras duas ficaram feridas durante o processo de desativação da bomba.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela