Secções
Entrar

Desabamento de duas pontes na Rússia causa pelo menos sete mortos e dezenas de feridos

Luana Augusto 01 de junho de 2025 às 11:52

Duas explosões terão provocado o desabamento destas estruturas. Uma empresa ferroviária russa aponta para possível sabotagem ucraniana.

Pelo menos sete pessoas morreram e outras 69 ficaram feridas depois de duas pontes russas, localizadas perto da fronteira com a Ucrânia, terem desabado na noite de sábado. Segundo os serviços de emergência, 47 pessoas - incluindo uma criança - foram transportadas para um hospital.

Moscow Interregional Transport Prosecutor's Office telegram channel via AP

Uma das pontes rodoviárias caiu na região de Bryansk, a 100 quilómetros da fronteira com a Ucrânia, tendo levado vários camiões pesados a cair sobre um comboio de passageiros em movimento, informou o governador regional. Horas depois, uma segunda ponte desabou na região de Kursk, tendo resultado no descarrilamento de uma locomotiva.

Como consequência deste último episódio, o comboio pegou fogo e um maquinista sofreu ferimentos ligeiros na perna, detalhou o governador Alexander Khinshtein. Imagens publicadas nas redes sociais mostram as carruagens destruídas e os passageiros a ajudarem-se uns aos outros.

No local estiveram várias equipas de emergência médica, assim como equipamentos de resgate, avança a agência de notícias russa TASS.

AP Photo

"A causa do desabamento da ponte será determinada. Todos os serviços de emergência estão a trabalhar no local. Estou a manter a situação sob controle", escreveu Khinshtein na rede social Telegram.

Apesar de a causa destes desabamentos ainda ser desconhecida, a procuradoria de transportes inter-regionais de Moscovo informou que já foi aberta uma investigação ao caso. Por enquanto, sabe-se apenas que as duas pontes terão desabado devido a explosões, avançou o Comité de Investigação Russo.

A empresa ferroviária russa Moscow Railway alega que a ponte terá caído como resultado de uma "interferênca ilegal", fazendo com isto menção a uma possível sabotagem ucraniana, mas Kiev ainda não comentou o sucedido. Por apurar fica também a possibilidade de estes dois casos estarem relacionados.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela