Secções
Entrar

Derek Chauvin declarado culpado pelo homicídio de George Floyd

Diogo Barreto 20 de abril de 2021 às 22:16

O júri considerou o polícia que matou o afro-americano culpado das três acusações de homicídio.

O júri considerou o polícia que matou George Floyd culpado das três acusações de homicídio. A pena do ex-agente da polícia vai ser conhecida nas próximas semanas.

George Floyd Reuters

Derek Chauvin ajoelhou-se em cima do pescoço de Floyd durante mais de nove minutos em maio do ano passado. O momento foi captado em vídeo e no mesmo podia ouvir-se o afro-americano a imploarar ao agente que saísse de cima dele, que o estava a magoar e que não conseguia respirar. O júri considerou que o ex-agente era culpado em todas as acusações que pendiam sobre si. Chauvin, um polícia branco de 45 anos, foi condenado pelos crimes de homicídio em segundo e terceiro graus e homicídio involuntário.

Chauvin pode vir a ser condenado até 40 anos de prisão por homicídio em segundo grau; 25 anos por homicídio em terceiro grau e ainda dez anos pelo crime menos grave, o de atuação negligente. 

A morte de Floyd provocou uma onda de protestos contra o racismo e a violência policial e o julgamento de Chauvin, em Minneapolis, decorre sob um forte dispositivo de segurança, especialmente depois da recente morte de um jovem negro abatido a tiro por um outro agente policial.

Hoje, o? Presidente norte-americano, Joe Biden, disse que as provas no julgamento da morte de George Floyd são "esmagadoras".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela