Derek Chauvin declarado culpado pelo homicídio de George Floyd
O júri considerou o polícia que matou o afro-americano culpado das três acusações de homicídio.
O júri considerou o polícia que matou George Floyd culpado das três acusações de homicídio. A pena do ex-agente da polícia vai ser conhecida nas próximas semanas.
Derek Chauvin ajoelhou-se em cima do pescoço de Floyd durante mais de nove minutos em maio do ano passado. O momento foi captado em vídeo e no mesmo podia ouvir-se o afro-americano a imploarar ao agente que saísse de cima dele, que o estava a magoar e que não conseguia respirar. O júri considerou que o ex-agente era culpado em todas as acusações que pendiam sobre si. Chauvin, um polícia branco de 45 anos, foi condenado pelos crimes de homicídio em segundo e terceiro graus e homicídio involuntário.
Chauvin pode vir a ser condenado até 40 anos de prisão por homicídio em segundo grau; 25 anos por homicídio em terceiro grau e ainda dez anos pelo crime menos grave, o de atuação negligente.
A morte de Floyd provocou uma onda de protestos contra o racismo e a violência policial e o julgamento de Chauvin, em Minneapolis, decorre sob um forte dispositivo de segurança, especialmente depois da recente morte de um jovem negro abatido a tiro por um outro agente policial.
Hoje, o? Presidente norte-americano, Joe Biden, disse que as provas no julgamento da morte de George Floyd são "esmagadoras".
Edições do Dia
Boas leituras!