Secções
Entrar

Deputado e ex-presidente do parlamento da Ucrânia morto a tiro em Lviv

30 de agosto de 2025 às 13:09

As circunstâncias da morte de Andriï Parouby e os motivos pelos quais foi alvejado são, por enquanto, desconhecidos, estando o atirador a ser procurado.

O deputado e ex-presidente do parlamento da Ucrânia, Andriï Parouby, foi hoje morto a tiro em Lviv, no oeste do país, informou o Presidente ucraniano, Volodimir Zelenski.
O Ministério do Interior da Ucrânia indicou à filial ucraniana da rede britânica BBC que o deputado, que presidiu ao parlamento ucraniano entre 2016 e 2019, morreu vítima de vários tiros cerca do meio-dia (local), sem avançar mais detalhes. Zelenski condenou o que descreveu como um “assassinato horrível” e anunciou o início imediato de uma investigação e de uma operação de busca e captura dos responsáveis pela sua morte. Segundo as autoridades ucranianas, as circunstâncias da morte de Parouby e os motivos pelos quais foi alvejado são, por enquanto, desconhecidos, estando o atirador a ser procurado. A polícia ucraniana começou por reportar um tiroteio em Lviv, indicando que a vítima era uma “personalidade pública e política bem conhecida” e “morreu no local devido aos ferimentos”. Posteriormente, o Presidente Volodymyr Zelensky esclareceu que se tratava do deputado Andriï Parouby. Antigo secretário do Conselho de Segurança Nacional e Defesa, Parouby participou nos recentes grandes movimentos pró-europeus na Ucrânia, primeiro na “revolução laranja” de 2004 e depois na de Maidan, em 2014.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela