Secções
Entrar

Departamento de Justiça dos EUA investiga governador de Minnesota e autarca de Minneapolis

Luana Augusto 17 de janeiro de 2026 às 12:44

Eu causa está a teoria de que ambos obstruíram as atividades dos agentes da imigração (ICE).

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos estará a investigar algumas autoridades do Minnesota, nomeadamente o governador Tim Walz e o presidente da Câmara de Minneapolis, Jacob Frey. A informação está a ser avançada pela , que cita uma fonte familiarizada com o processo, e que refere que em causa está a teoria de que ambos obstruíram as atividades dos agentes da imigração (ICE).
Investigação do Departamento de Justiça a governador de Minnesota e autarca de Minneapolis Foto AP/Bruce Kluckhohn
Minneapolis tem sido palco de vários protestos, desde que um agente do ICE , na semana passada. Tanto Tim Walz como Jacob Frey, discordaram das autoridades federais  - que garantem que o polícia Jonathan Ross agiu em legítima defesa. Além de criticarem a resposta federal, questionaram por que é que o FBI não está a investigar este agente. "Há dois dias foi [a senadora] Elissa Slotkin. Na semana passada foi [o presidente da Reserva Federal] Jerome Powell. Antes disso, [o senador] Mark Kelly. Usar o sistema judicial como arma e ameaçar opositores políticos é uma tática perigosa e autoritária. A única pessoa que não está a ser investigada pelo assassinato de Renee Good é o agente federal que disparou contra nela”, afirmou na sexta-feira o governador do Minnesota em comunicado. O presidente da Câmara de Minneapolis entretanto já reagiu às notícias sobre a investigação por parte do Departamento de Justiça e afirmou que "não se deixará intimidar". “Esta é uma tentativa óbvia de me intimidar por defender Minneapolis, as nossas forças policiais e os nossos moradores contra o caos e o perigo que esta administração trouxe para as nossas ruas”, disse. "Nem a nossa cidade nem o nosso país sucumbirão a esse medo. Permanecemos firmes como uma rocha."
O Departamento de Justiça recusou-se, contudo, a comentar esta alegada investigação. Apenas a procuradora-geral, Pam Bondi, reagiu na sexta-feira a esta notícia. "É um lembrete para todos em Minnesota: ninguém está acima da lei", escreveu na rede social X.
Esta informação está agora a levantar preocupações. Aaron Terry, diretor de defesa pública da Fundação para os Direitos Individuais na Educação, afirmou na sexta-feira, através de um comunicado citado pela NBC, que se a investigação se basear em críticas às operações de imigração do governo, “é flagrantemente inconstitucional e intolerável”.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Dinheiro

Os testamentos de Francisco Pinto Balsemão

TextoAna Taborda
FotosAna Taborda
JUSTIÇA. O QUE ESTÁ NO PROCESSO INFLUENCER

Escutas da Operação Influencer. Sei o que disseste ao telefone durante três anos

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima