Secções
Entrar

Cuba prepara-se para deixar de ter um Castro na presidência

18 de abril de 2018 às 14:41

O sucessor de Raul Castro será o primeiro chefe de Estado cubano em 60 anos a não ter apelido Castro. O processo de substituição na liderança cubana já começou.

O processo de substituição de Raul Castro na liderança cubana inicia-se esta quarta-feira com a realização de uma sessão para a constituição do novo parlamento, um dia antes do inicialmente previsto. O sucessor de Raul Castro será o primeiro chefe de Estado cubano em 60 anos a não ter apelido Castro.

1 de 6
Foto: REUTERS
Cuba
Foto: REUTERS/Alexandre Meneghini
Cuba
Foto: REUTERS
Cuba
Foto: REUTERS/Enrique De La Osa
Cuba
Foto: ADALBERTO ROQUE/AFP/Getty Images
Cuba
Foto: Gary Hershorn/Getty Images

Os trabalhos começaram esta quarta-feira às 9:00 locais (14:00, em Lisboa) e a sua eleição deverá ser confirmada pelos delegados na quinta-feira, 19 de Abril, aniversário da vitória militar na Baía dos Porcos, local onde em 1961, exilados cubanos formados e apoiados pela CIA tentaram invadir a ilha para derrubar Fidel Castro do poder.

Esta reunião parlamentar, de substituição de Raul Castro na liderança cubana, iniciou-se um dia antes do inicialmente previsto. A decisão do Conselho de Estado de Cuba de antecipar a sessão constitutiva da IX Legislatura da Assembleia Nacional do Poder Popular (única câmara parlamentar) tem como propósito "facilitar o desenvolvimento dos passos que requerem uma sessão de tal importância", indicou a agência cubana de notícias (ACN).

Miguel Díaz-Canel, o sucessor esperado

É expectável que o actual primeiro vice-presidente, Miguel Díaz-Canel, de 57 anos, ocupe o cargo de presidência de Cuba. Na véspera de fazer 58 anos, o primeiro vice-presidente será eleito presidente pela Assembleia Nacional de Cuba esta quinta-feira. 

À TVI24, o analista político José Paulo Fafe, diz que "é suficientemente sagaz para marcar Cuba nos próximos anos". Contudo, "não pensemos que vai mudar tudo de uma vez": "Mas também não vai ficar tudo como até aqui."

Inicialmente, estava anunciado que a reunião parlamentar se celebraria apenas na próxima quinta-feira e agora é de supor que se desenrolará em duas jornadas: na quarta-feira e no dia seguinte.

Na sessão, uma comissão integrada pelos 605 deputados elaborará e submeterá à votação da recentemente renovada assembleia uma proposta que inclui o Presidente, primeiro vice-presidente, cinco vice-presidentes e 23 membros do Conselho de Estado, o órgão máximo de Cuba.

Raul Castro, de 86 anos, deixará de ser Presidente de Cuba, em cumprimento da limitação de mandatos a um máximo de 10 anos decretada por ele mesmo, sendo expectável que o actual primeiro vice-presidente, Miguel Díaz-Canel, de 57 anos, ocupe o cargo.

A acontecer, será a primeira vez que o chefe de Estado cubano não tem apelido Castro em 60 anos, primeiro com Fidel de 1976 a 2008 (o líder da revolução esteve como primeiro-ministro de 1959 a 1976), depois com Raul até ao presente.

Apesar de deixar o poder, Raul Castro continuará como secretário-geral do Partido Comunista de Cuba até ao próximo congresso, previsto para 2021.


Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela