Secções
Entrar

Covid-19: Mais 195 portugueses foram hoje repatriados da Venezuela

30 de novembro de 2020 às 22:48

"Vão 252 pessoas a bordo do avião, 195 são portugueses e à volta de 90 vão para a Madeira", explicou o cônsul-geral de Portugal em Caracas à Agência Lusa.

Portugal realizou esta segunda-feira um novo voo de repatriamento a partir da Venezuela, tendo regressado mais 195 portugueses que tinham ficado retidos no país da América Latina, devido à pandemia do novo coronavírus.

"Vão 252 pessoas a bordo do avião, 195 são portugueses e à volta de 90 vão para a Madeira", explicou o cônsul-geral de Portugal em Caracas à Agência Lusa.

Segundo Licínio Bingre do Amaral, os outros 57 passageiros são de diferentes nacionalidades, entre elas espanhóis, italianos, argentinos e húngaros.

O diplomata frisou ainda que houve "total colaboração" das autoridades venezuelanas para a realização deste novo voo de repatriamento.

O voo TP-9112 organizado pelo Consulado-geral de Portugal em Caracas em conjunto com agências de viagens locais, partiu do aeroporto internacional Simón Bolívar de Maiquetía, pelas 17h23 horas locais (21h23 horas em Lisboa).

O avião, um Airbus A330-900 (A339), deverá aterrar no Aeroporto da Portela em Lisboa, pelas 05h59 de quinta-feira.

Com este novo voo de repatriamento, segundo as autoridades lusas locais, ascende a 1.200 o número de portugueses que foram repatriados da Venezuela.

Este foi o quinto voo de repatriamento organizado por Portugal, os dois primeiros foram realizados pela AirFly a 13 de junho e 30 de agosto. A 7 de outubro a TAP realizou o primeiro voo de repatriamento e um segundo voo a 3 de novembro.

Na Venezuela estão confirmados 102.040 casos de coronavírus e 892 mortes associadas à covid-19. Entretanto, 96.652 pessoas recuperaram da doença.

A Venezuela está desde 13 de março em estado de alerta, o que permite ao executivo decretar "decisões drásticas" para combater a pandemia.

Entretanto a Venezuela iniciou hoje uma flexibilização da quarentena, que durará durante dezembro, permitindo a abertura geral do comércio e dos distintos setores económicos.

Também a circulação entre os municípios e Estados do país, assim como nas localidades fronteiriças com a Colômbia e o Brasil.

A 23 de novembro as autoridades venezuelanas anunciaram a abertura do espaço aéreo para voos comerciais com a Rússia e a Bolívia, suspensas desde março de 2020, devido à pandemia da covid-19.

A 11 de novembro a Venezuela autorizou as operações comerciais desde e para o México, a República Dominicana, o Irão, a Turquia e o Panamá.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.460.018 mortos resultantes de mais de 62,7 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 4.505 pessoas dos 298.061 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela