Secções
Entrar

Coronavírus: Nenhum país da UE pediu controlo nas fronteiras

27 de fevereiro de 2020 às 12:43

Caso queiram implementar estes tipo de medidas para evitar a propagação do novo coronavírus, têm de ser os próprios estados-membro da UE a avançar.

A Comissão Europeia indicou hoje que, até ao momento, nenhum Estado-membro manifestou intenção de fazer controlos nas fronteiras para evitar a propagação do novocoronavírus, mas defendeu um "trabalho próximo" entre as autoridades de saúde e de segurança.

"Até ao momento, nenhum Estado-membro sinalizou a intenção de introduzir controlo nas fronteiras internas da União Europeia [UE]", anunciou a porta-voz do executivo comunitário Dana Spinant, falando na conferência de imprensa diária da Comissão Europeia, em Bruxelas.

De acordo com a responsável, esta foi a conclusão de uma videoconferência realizada na quarta-feira com autoridades dos Estados-membros, serviços da Comissão, Secretariado-Geral do Conselho da UE e representantes da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex) relativamente à evolução do Covid-19.

Caso queiram implementar estes tipo de medidas para evitar a propagação do novo coronavírus, têm de ser os próprios países da UE a avançar.

De acordo com Dana Spinant, da reunião resultou também a necessidade de "as autoridades de saúde e as que estão nas fronteiras continuarem a trabalhar de forma próxima".

A porta-voz recordou que, em Itália, está em curso uma missão conjunta do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, na sigla em inglês) e da Organização Mundial de Saúde, para prestar apoio técnico às autoridades italianas, sendo este o Estado-membro da UE com mais casos registados de Covid-19.

"Após essa missão, e dependendo dos seus resultados e conclusões, o ECDC vai fazer uma nova avaliação do risco e a Comissão vai emitir recomendações aos viajantes [da UE] que se deslocam de ou para estas zonas mais afetadas", referiu Dana Spinant.

A responsável garantiu que "a Comissão vai continuar a trabalhar em várias frentes para responder ao surto, tanto a nível político, promovendo a troca de informação, como dando apoio técnico" no terreno.

Dana Spinant precisou ainda que o ECDC tem uma equipa de 60 cientistas focados no novo coronavírus, que atua assim que um caso é confirmado na UE.

Números hoje divulgados pelo ECDC referem que, até esta manhã, havia 82.132 casos em todo o mundo de Covid-19, que já resultaram em 2.801 mortes.

Na Europa existem, atualmente, 477 casos, 400 dos quais em Itália, 21 na Alemanha, 17 em França, 13 no Reino Unido, 12 em Espanha, a Áustria, Croácia, Finlândia, Suécia registaram dois casos cada um, e a Bélgica, Dinamarca, Grécia, Noruega, Roménia e Suíça confirmaram um caso cada.

Ainda na Europa, registaram-se até ao momento 14 mortes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela