Secções
Entrar

"Corajoso povo ucraniano" recebeu prémio Sakharov

SÁBADO 14 de dezembro de 2022 às 11:00

Parlamento Europeu entregou esta quarta-feira o galardão para a Liberdade de Pensamento. Representantes do povo ucraniano estiveram em Estrasburgo, onde se assinalou um minuto de silêncio por todas as vítimas da guerra.

Foi entregue esta quarta-feira o prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento. A distinção para o "corajoso povo ucraniano" já tinha sido anunciada a 19 de outubro. 

1 de 3

A cerimónia contou com a presidente do Parlamento Europeu Roberta Metsola e representantes do povo ucraniano: Oleksandra Matviichuk, vencedora do Nobel da Paz e diretora do Centro de Liberdades Civis; Yulia Paevska, fundadora da unidade de evacuação médica Angels of Taira; Ivan Fedorov, presidente da câmara de Melitopol; Yaroslav Bozhko, porta-voz do Movimento de Resistência Laço Amarelo, e Oleksandr Chekryhin, dos serviços de emergência do estado da Ucrânia. 

No seu discurso, a presidente do Parlamento Europeu Roberta Metsola prestou homenagem à Ucrânia, que vive o seu 294.º dia de guerra. "Testemunhámos a resistência inspiradora de cidadãos comuns que fizeram o derradeiro sacrifício de atrasar uma coluna de tanques, de idosos que enfrentaram as tropas russas com nada mais do que o orgulho como arma, de mulheres forçadas a dar à luz em estações de metro. Para estas pessoas, a mensagem da Europa foi clara: nós apoiamos a Ucrânia, não vamos olhar para o outro lado. Os ucranianos não estão só a travar uma guerra pela independência, estão a travar uma guerra por valores, os valores em que se baseia a nossa vida na União Europeia e que temos o luxo de ter como garantidos todos os dias, há muito."

"Falamos muitas vezes de democracia, liberdade, como conceitos abstratos que não se traduzem na prática. Mas a capacidade de votar em quem acreditamos, de ler jornalismo independente, de selecionar e dizer o que queremos dizer, de concordar e discordar e da dissidência, de procurar o que nos dá mais felicidade, de viver e amar quem queremos sem consequências, isso é democracia e liberdade. E o povo ucraniano merece ter isso também. Foi por isso que fui a Kiev para assegurar ao presidente Zelensky e a todos que este Parlamento Europeu vai estar ao lado da Ucrânia nesta luta. É por isso que enviámos ajuda financeira, humanitária e militar à Ucrânia e por isso que vamos continuar a enviar. É por isso que adotámos oito pacotes de sanções contra Putin e continuamos a amplificar os seus apelos para que a Rússia pague pelos crimes de guerra. É por isso que demos estatuto de candidato à UE à Ucrânia, e desafiámos qualquer cínico que achava que a unidade não se manteria", prosseguiu. 

É por isto que estamos a dar o prémio europeu de maior prestígio ao corajoso povo ucraniano, representado pelo seu presidente, líderes eleitos e sociedade civil, e dizemos que vamos ficar ao lado da Ucrânia. Eu sei que teremos que continuar a fazer mais: vamos deixar que o prémio de hoje simbolize o nosso apoio inabalável e seja dedicado a todos os homens e mulheres ucranianos corajosos no local. Sei que o povo da Ucrânia não vai desistir e asseguro-vos que nós também não. Glória à Ucrânia", terminou Roberta Metsola. 

Esta distinção é atribuída todos os anos pelo Parlamento Europeu, desde 1988. Reconhecer pessoas e organizações que defendem os direitos humanos e as liberdades fundamentais. O galardão deve o seu nome ao físico e dissidente político soviético Andrei Sakharov e o vencedor recebe como prémio 50 mil euros.


Trinta e quatro anos de prémios Sakharov

Quem são e o que fizeram todos os premiados pelo Parlamento Europeu com o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela