Secções
Entrar

China pede contenção aos EUA que procura destroços do balão abatido

Ana Bela Ferreira 06 de fevereiro de 2023 às 09:03

Descoberta dos destroços irá permitir saber qual a natureza do balão chinês. Pequim mantém que se tratou de um incidente e que não tinha qualquer propósito militar.

As relações entre EUA e a China continuam tensas, com Pequim a pedir a Washington que não faça a situação escalar, nem tome medidas que atentem contra os seus interesses. Tudo por causa do balão, que os EUA suspeitam se tratasse de vigilância chinesa, sobre o seu espaço aéreo. As forças armadas norte-americanas continuam à procura de destroços do aparelho que foi abatido.

REUTERS/Randall Hill/File Photo

A China mantém que o balão era apenas um aparelho civil que acidentalmente entrou no espaço aéreo norte-americano. Certo é que esfriou ainda mais as relações entre os dois países, com Antony Blinken, o secretário de Estado, a cancelar a sua ida a Pequim, que devia ter acontecido este fim de semana.

Os EUA esperam que ao recuperar o que sobrou do balão se perceba finalmente que tipo de aparelho era este que sobrevoava o seu território. O balão foi abatido no sábado, numa operação que a China considerou de "óbvio exagero".

Do lado chinês a versão oficial é de que tratava de um aparelho com propósito meteorológico e outros objetivos científicos e que acidentalmente se desviou do seu curso. "A China opõe-se firmemente e protesta contra isto", afirmou o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros chinês Xie Feng numa mensagem enviada à embaixada dos EUA e publicada esta segunda-feira no site do ministério.

"O governo chinês está a acompanhar de perto o desenvolvimento desta situação", acrescentou.

Segundo a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Mao Ning, a China soube que o balão se tinha desviado da rota para os EUA quando foram notificados por esse país. Admitiu ainda que um outro balão estaria a sobrevoar a América Latina, e que teria também objetivos civis.

Mao Ning garantiu ainda, esta segunda-feira: "Foi um incidente inesperado e isolado".

A Colômbia anunciou no domingo ter avistado um aparelho, semelhante a um balão, no seu espaço aéreo.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela