Secções
Entrar

China defende "duas direcções" para paz e desnuclearização da Coreia do Norte

06 de maio de 2018 às 16:02

A China apelou a todas as partes para que mantenham um "impulso positivo" de forma a resolver o problema e para que abordem "as preocupações de segurança razoáveis" de "forma equilibrada".

A China defendeu, este domingo, perante os EUA que as negociações com a Coreia do Norte têm de ser um caminho "de duas direcções", um com vista àdesnuclearização da península e outro à concretização de um mecanismo de paz.

O director do departamento de Assuntos Externos do Partido Comunista na China, o conselheiro de Estado Yang Jiechi, teve no sábado uma conversa telefónica com o secretário de Estado dos Estados Unidos da América (EUA), Mike Pompeo, para falar sobre a península coreana.

De acordo com o porta-voz do Ministério dos Assuntos Externos, Yang sublinhou a postura da China sobre a desnuclearização, paz e estabilidade da península e insistiu na necessidade de diálogo.

"Espera-se que todas as partes possam considerar o enfoque deste caminho de duas direcções proposto por China", consistente na "promoção da desnuclearização da península e com o estabelecimento de um mecanismo de paz", sinalizou o representante, citado pela agência EFE.

A China apelou a todas as partes para que mantenham um "impulso positivo" de forma a resolver o problema e para que abordem "as preocupações de segurança razoáveis" de "forma equilibrada", com vista ao "objectivo final de paz e estabilidade duradoura na península e na região".

Em 27 de Abril, os líderes da Coreia do Sul e da Coreia do Norte, respectivamente Moon Jae-in e Kim Jong-un, assinaram um acordo de paz, com efeitos para o final deste ano, que estabelece como "objectivo comum" garantir a "desnuclearização total" da península coreana.

Em 2 de Maio, o ministro chinês das Relações Externas, Wang Yi, reuniu-se em Pyongyang com o seu homólogo norte-coreano, Ri Yong-ho, num encontro aparentemente destinado a trocar impressões sobre os resultados da histórica reunião entre as duas Coreias.

Pequim, que apoia há alguns anos a desnuclearização do regime de Pyongyang, mostrou desde essa altura a sua disposição para trabalhar com as duas Coreias e com os EUA com vista a ser alcançado um tratado de paz.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela