Secções
Entrar

Brexit: Saída do Reino Unido tem de ser aprovada em Parlamento

03 de novembro de 2016 às 10:55

O executivo britânico já anunciou que vai recorrer da decisão

O Supremo Tribunal de Justiça de Londres decidiu esta quinta-feira que o Parlamento britânico vai ter de votar em relação à saída do Reino Unido da União Europeia, o chamado Brexit. "O mais importante princípio da Constituição do Reino Unido é que o Parlamento é soberano", declarou o Presidente do Supremo Tribunal, Thomas of Cwmgiedd. 

Neste sentido, a primeira-ministra, Theresa May, não pode accionar o Artigo 50 para a saída do Reino Unido da UE sem aprovação dos deputados. Segundo o The Guardian, um porta-voz do governo já anunciou que o executivo britânico vai recorrer da decisão. 

"O Tribunal não aceita o argumento avançado pelo Governo" sobre a inutilidade de uma votação parlamentar, anunciaram os três juízes experientes do Supremo, que analisaram as queixas que argumentavam que, se o Reino Unido aderiu à União Europeia por decisão do Parlamento, só o mesmo Parlamento pode decidir sobre a saída.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela