Secções
Entrar

Brexit: Macron pede flexibilidade a Londres para cumprir calendário de transição

07 de janeiro de 2020 às 17:32

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afastou em dezembro qualquer possibilidade de pedir um prolongamento do período de transição, previsto até ao final deste ano.

O presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou esta terça-feira que o Reino Unido deve mostrar "flexibilidade" na nova fase de negociações com a União Europeia para respeitar o "calendário ambicioso" de transição, que termina no final de 2020.

"O Reino Unido deseja negociações curtas concluídas até ao fim de 2020. Cabe-lhe demonstrar, nas negociações, uma flexibilidade coerente com essa ligação europeia e com esse calendário ambicioso", disse Macron à imprensa por ocasião de um almoço de trabalho com o primeiro-ministro croata, Andrej Plenkovic, em Paris.

"Vai ser uma negociação complexa que deve ser abordada com todo o sangue frio do nosso negociador. Michel Barnier", acrescentou.

O acordo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE) prevê um período de transição até ao fim de 2020, prolongável por dois anos, para negociar o complexo sistema de regras que vão reger a futura relação comercial entre os dois lados.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afastou em dezembro qualquer possibilidade de pedir um prolongamento do período de transição.

A negociação da relação com o Reino Unido após o 'Brexit' será um dos pontos mais importantes da presidência semestral do Conselho Europeu, exercida pela Croácia desde 01 de janeiro.

Andrej Plenkovic manifestou esperança em chegar a um "acordo realista" que permita "as melhores relações entre a UE e o Reino Unido".

Entre as prioridades da presidência croata estão a abertura de negociações de adesão à UE com a Macedónia do Norte e a Albânia, bloqueada no último Conselho Europeu, em outubro, pela França, que defende uma reforma do processo de adesão antes de qualquer novo alargamento.

"A Comissão Europeia apresentará propostas muito em breve e a adoção das grandes linhas políticas de uma nova metodologia é, na minha opinião, um pré-requisito à abertura de negociações de adesão", disse Emmanuel Macron.

"A vontade de França é fazer da Cimeira de Zagreb" sobre o alargamento, prevista para maio, "um êxito para a Europa", disse.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela