Secções
Entrar

Brexit: Costa deixa mensagem "contra a divisão"

01 de fevereiro de 2020 às 09:12

O primeiro-ministro tinha assinalado o último dia de presença do Reino Unido na União Europeia com uma mensagem em que afirmou que este país continuará a ter com Portugal uma relação "forte e duradoura".

O primeiro-ministro português deixou este sábado, antes do início da cimeira dos países europeus da coesão e no primeiro dia da União Europeia sem oReino Unido, uma mensagem "contra a divisão" e pelo projeto de construção europeia.

"No dia do 'Brexit', contra a divisão, afirmamos a coesão. Em Beja, dois comissários [europeus] e 17 Estados-membros da União Europeia, do Báltico ao Mediterrâneo, do Atlântico ao Adriático, juntos para uma União Europeia mais coesa, mais próspera e mais solidária para todos", escreveu António Costa na sua conta pessoal na rede social Twitter.

Na sexta-feira, António Costa assinalou o último dia de presença do Reino Unido na União Europeia com uma mensagem em que afirmou que este país continuará a ter com Portugal uma relação "forte e duradoura".

Hoje "será o primeiro dia da nova relação com este nosso velho amigo, aliado ancestral e para sempre parceiro", escreveu o primeiro-ministro português, acrescentando que a relação entre os dois países "continuará forte e duradoura".

António Costa é hoje o anfitrião da terceira Cimeira dos países "Amigos da Coesão" da União Europeia, que juntará em Beja representantes de 17 Estados-membros, entre os quais 11 primeiros-ministros e o Presidente do Chipre.

Além do líder do executivo nacional, a cimeira de Beja contará com a presença de primeiros-ministros da Croácia (país que detém agora a presidência rotativa da União Europeia), República Checa, Eslováquia, Espanha, Eslovénia, Estónia, Grécia, Hungria, Malta, Polónia e Roménia.

Além de delegações dos Estados-membros, na cimeira vão também participar os comissários europeus do Orçamento, Johannes Hahn, e da Coesão e Reforma, Elisa Ferreira.

A reunião de Beja terá lugar a pouco mais de duas semanas da cimeira informal de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, prevista para dia 20 de fevereiro e que foi convocada pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

No plano político, a cimeira realiza-se numa altura em que se mantém o impasse em torno das negociações sobre o orçamento da UE para 2021-2027, sendo que o objetivo comum dos 27 é alcançar um acordo até ao final do primeiro semestre, de modo a garantir que não há um hiato na transição entre o quadro atual e o próximo - como sucedeu há sete anos -, o que teria consequências a nível de programação atempada dos fundos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela