Secções
Entrar

Brexit: Cimeira frustrada entre líderes começa esta quarta-feira

17 de outubro de 2018 às 11:59

Os chefes de Estado e de Governo da UE iniciam hoje, em Bruxelas, uma cimeira de dois dias 'condenada' a não ser "o momento de verdade", mas sim uma antevisão de um cenário de ausência de acordo para o 'Brexit'.

"O momento da verdade" do Brexit. É assim que Michel Barnier, o principal negociador comunitário para o 'Brexit', classifica os dias que se seguem no Conselho Europeu, onde 27 chefes de Estado e de Governo da União Europeia vão intensificar os preparativos para o cenário de ausência de acordo. Este é o primeiro encontro após o alarmante impasse de domingo nas negociações para a saída do Reino Unido do bloco comunitário.

A cimeira começa esta quarta-feira com um jantar e vai durar dois dias. No arranque dos trabalhos da cimeira, na qual Portugal estará representado pelo primeiro-ministro, António Costa, a primeira-ministra britânica dirigir-se-á aos restantes líderes para apresentar a avaliação que o seu Governo faz das negociações, com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, a esperar que Theresa May avance "propostas concretas" para desbloquear o intrincado nó das negociações.

De seguida, já sem a primeira-ministra britânica na sala, os 27 decidirão como conduzir as negociações a partir deste momento, com base numa recomendação do negociador-chefe da UE.

Os alarmes soaram em Bruxelas, após o fracasso da última ronda negocial -- o "espírito" negativo que pairou nas negociações levou, inclusive, à suspensão das mesmas -, e tornaram-se ainda mais audíveis na terça-feira, com o principal negociador comunitário a admitir que "é preciso mais tempo" para alcançar um acordo global com o Reino Unido para a sua saída ordenada do bloco europeu, pois subsistem várias questões em aberto.

O tom pessimista, inaugurado por Tusk na carta-convite que dirigiu aos líderes europeus e na qual advertiu que o cenário de uma ausência de acordo para a concretização da saída do Reino Unido da UE é "mais provável do que nunca", alterou a agenda da cimeira, 'empurrando' os trabalhos para a intensificação dos esforços de preparação para o pior cenário.

"Iremos debater como intensificar a preparação para um cenário de ausência de acordo, mas, como tenho insistido, o facto de nos estarmos a preparar para um cenário de 'no deal' não nos deve desviar, de nenhuma maneira, de fazer todos os esforços para alcançar o melhor acordo possível para ambas as partes", sublinhou o presidente do Conselho Europeu.

O Conselho Europeu será retomado na quinta-feira de manhã, de novo a 28, sendo o principal assunto em agenda, e uma vez mais, a questão das migrações, sobre a qual não são esperados "grandes anúncios", sendo expectável que o chanceler austríaco, Sebastian Kurz, que ocupa a presidência rotativa da UE, apresente os avanços registados na reforma da política de asilo da UE desde a cimeira informal de Salzburgo, em setembro.

À reunião a 28, em que os líderes se debruçarão também sobre o tema da cibersegurança, particularmente no objetivo de dotar a UE de instrumentos que impeçam novas ingerências externas em território comunitário, seguir-se-á uma Cimeira do Euro no chamado "formato inclusivo" (a 27), para um ponto da situação sobre a reforma da União Económica e Monetário, e na qual participará o presidente do Eurogrupo, Mário Centeno.

Depois do Conselho Europeu e Cimeira do Euro, haverá lugar a uma cimeira entre UE e Ásia (ASEM), que terá início na quinta-feira à noite e decorrerá até sexta-feira à tarde.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela