Secções
Entrar

Até 13 mil soldados ucranianos mortos na guerra, diz Kiev

Sofia Parissi 02 de dezembro de 2022 às 17:07

No início do verão, Volodymyr Zelensky declarou que o país estava a perder entre 60 a 100 soldados por dia durante os combates na região de Lugansk.

Até 13 mil soldados ucranianos foram mortos desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro, de acordo com o conselheiro presidencial de Kiev, Mykhailo Podolyak, um número que fica abaixo das expetativas ocidentais.
 
Em declarações ao24 Kanalda Ucrânia, Mykhailo Podolyak citou números oficiais do Estado-maior da Ucrânia e acrescentou, citado pelo jornalThe Guardian, que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky tornaria todos os números públicos "quando chegasse o momento certo".
 
No final do mês de agosto, o chefe das forças armadas da Ucrânia, Valeriy Zaluzhnyi, afirmou que quase 9 mil militares ucranianos tinham sido mortos, sem revelar o número de feridos. Em junho, o presidente Zelensky declarou que o país estava a perder entre 60 a 100 soldados por dia durante os combates na região de Lugansk.
 
Na quarta-feira, dia 30 de novembro, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, estimou que 100 mil militares ucranianos tivessem sido mortos ou ficado feridos durante a guerra.
 
Em setembro, o ministro da defesa da Rússia, Sergei Shoigu, afirmou que a Rússia tinha 5.937 baixas militares na Ucrânia, mas os EUA estimam um total de 100 mil soldados russos mortos ou feridos desde fevereiro e a Ucrânia afirma que morreram muitos mais soldados russos no país dos que foram contabilizados pela Rússia. O estado-maior de Kiev atualiza a contagem do número de baixas do inimigo todos os dias na página oficial doFacebook.
 
Segundo o jornal britânico, alguns relatórios recentes dos meios de comunicação independentes na Rússia sugerem que a utilização de soldados recém-mobilizados e mal equipados nas linhas de frente, pode ter contribuído para o aumento do número diário de baixas russas.

REUTERS/Antonio Bronic
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela