Secções
Entrar

Alemanha quer ter o exército convencional mais poderoso da Europa

Lusa 14 de maio de 2025 às 14:58

Merz disse que o reforço do exército alemão, há muito subfinanciado, "é o que se espera o país mais populoso e poderoso da Europa"

O novo chanceler alemão, Friedrich Merz, comprometeu-se esta quarta-feira a dotar a Alemanha do "exército convencional mais poderoso da Europa" com o investimento desbloqueado pelo Governo que lidera.

Virginia Mayo/ AP

"O reforço das forças armadas é a nossa prioridade absoluta", declarou Merz aos deputados no parlamento em Berlim, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

Merz disse que o reforço do exército alemão, há muito subfinanciado, "é o que se espera o país mais populoso e poderoso da Europa"

"Os nossos amigos e parceiros também o esperam de nós. De facto, estão praticamente a exigi-lo", acrescentou, no primeiro discurso sobre política geral como chefe do Governo de coligação entre conservadores e sociais-democratas.

Merz admitiu que o país precisa urgentemente de melhorar a prontidão operacional e de aumentar os efetivos das forças armadas.

Anunciou, para isso, a criação de "um novo e atrativo serviço militar voluntário".

Referiu também que a lição a tirar da guerra da Rússia contra a Ucrânia é que a força dissuade os agressores, enquanto a fraqueza convida à agressão.

"O nosso objetivo é uma Alemanha e uma Europa tão fortes em conjunto que nunca teremos de usar armas", afirmou, também citado pela agência de notícias espanhola EFE.

Sobre a guerra, exortou europeus e americanos a rejeitarem uma paz ditada pela Rússia à Ucrânia, que não deve ser submetida a concessões territoriais "contra a sua vontade".

Defendeu ser de "importância vital" que o Ocidente "não se deixe dividir" pelo conflito entre Moscovo e Kiev, e apelou para a "maior unidade possível" entre os parceiros europeus e americanos.

"Aqueles que acreditam que a Rússia ficará satisfeita com uma vitória sobre a Ucrânia ou com a anexação de parte do país estão enganados", alertou.

Merz prometeu uma maior cooperação com os parceiros europeus em matéria de defesa e disse que, para isso, a Alemanha terá de assumir mais responsabilidades no âmbito da NATO e da União Europeia (UE).

"Cumpriremos os nossos compromissos sem 'ses' nem 'mas': no nosso próprio interesse e no interesse desta grande Aliança Atlântica", insistiu.

Merz tem à disposição um quadro jurídico que permite ao país gastar mais em defesa do que nunca, graças a reformas constitucionais aprovadas em março.

As reformas permitiram excluir o limite de endividamento para despesas militares superiores a 1% do PIB (Produto Interno Bruto), ou seja, 43 mil milhões de euros (28,3 mil milhões de euros, ao câmbio atual).

A Alemanha atingiu 2% das despesas com a defesa durante o mandato de Olaf Scholz, o antecessor de Merz, uma percentagem considerada mínima na NATO que o atual líder do Governo alemão se comprometeu a manter.

Merz também disse que a Alemanha "pode voltar a ser uma potência económica" e manifestou-se determinado a colocar o país "de novo na via do crescimento", numa altura em que está cada vez mais mergulhado na crise.

Motor de crescimento da zona euro durante muito tempo, a Alemanha está a sair de dois anos consecutivos de recessão, atrasada em relação aos parceiros europeus, e a estagnação ameaça a primeira economia da Europa até 2025.

"Nunca vivemos um período tão longo sem crescimento económico na história do nosso país", afirmou o chanceler conservador aos deputados.

Merz disse que a economia alemã continua a ser em grande medida competitiva, mas as condições de enquadramento deixaram de o ser.

Prometeu uma mistura de cortes nos impostos, reduções nos preços da energia e cortes nos custos da burocracia para as empresas.

A Alemanha pode "voltar a ser um motor de crescimento", afirmou.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela