Secções
Entrar

Alemanha destaca importância da estabilidade após demissão do PM francês

Lusa 06 de outubro de 2025 às 12:35

Sébastian Lecornu, 39 anos, apresentou hoje a demissão ao Presidente Emmanuel Macron, que a aceitou, um dia antes de apresentar a declaração de política geral do executivo na Assembleia Nacional.

A Alemanha destacou hoje a importância para a Europa da estabilidade política na França, onde a crise se aprofundou com a demissão do primeiro-ministro Sébastian Lecornu na véspera de apresentar o governo no parlamento.
Sébastian Lecornu demite-se do cargo de PM francês Stefan Kornelius
“Uma França estável é uma contribuição importante para a Europa”, afirmou o porta-voz do Governo alemão, Stefan Kornelius, questionado sobre a crise política em Paris. Kornelius disse que Berlim não tem dúvidas de que a estabilidade reina na França, segundo a agência de notícias France-Presse (AFP). “A formação do Governo ainda vai demorar algum tempo”, acrescentou, apelando para que “se deixe o processo seguir o seu curso”. Sébastian Lecornu, 39 anos, apresentou hoje a demissão ao Presidente Emmanuel Macron, que a aceitou, um dia antes de apresentar a declaração de política geral do executivo na Assembleia Nacional. Lecornu demitiu-se 27 dias depois ter sido nomeado por Macron, o que faz dele o primeiro-ministro que menos tempo esteve em funções desde 1958, quando foi fundada a V República. A demissão, cujo anúncio fez cair a bolsa de Paris, abre as portas a diferentes cenários, incluindo a convocação de eleições antecipadas.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela