Secções
Entrar

Aleixei Navalny reapareceu em prisão russa no Ártico

Débora Calheiros Lourenço 25 de dezembro de 2023 às 17:38

As prisões de "regime especial" são as consideradas as mais severas do sistema prisional russo e as transferências são conhecidas por demorarem muito tempo.

O líder de oposição russa Alexei Navalny foi localizado numa colónia prisional acima do Círculo Polar Ártico depois de estar desaparecido durante quase três semanas, avançou a sua equipa de comunicação.

Reuters

A colónia penal IK-3 fica localizada em Kharp, na região de Yamal-Nenets a cerca de 1.900 quilómetros de Moscovo, num dos lugares mais remotos da Rússia. A prisão foi estabelecida pela primeira vez por Estaline na altura da União Soviética.

O opositor de Putin foi condenado a quase três décadas de prisão depois de construir uma oposição política nacional, mas no dia 6 de dezembro desapareceu de uma prisão na região de Moscovo, o que tinha deixado dúvidas sobre o seu estado de saúde.

No X (antigo Twitter) a sua porta-voz, Kira Yarmysh, afirmou: "Encontrámos Alexei Navalny". Além disso avançou também que o advogado já esteve com Alexei Navalny e que "ele está bem".

As prisões de "regime especial" são as consideradas as mais severas do sistema prisional russo e as transferências são conhecidas por demorarem muito tempo durante o qual a família e os advogados não têm acesso aos prisioneiros e as informações sobre o seu paradeiro são limitadas ou inexistentes.

"As condições lá dentro são duras. É difícil chegar lá", referiu outro associado de Navalny que avançou ainda que a partir daqui será muito difícil ter acesso ao mundo exterior uma vez que estará severamente restringido pela sua nova localização: "Muito obrigado aos nossos apoiantes, ativistas, jornalistas e meios de comunicação que estão preocupados com o destino de Alexei e que não se cansam de escrever sobre a situação".

Em 2024 a Rússia vai ter eleições presidenciais e o desaparecimento de Aleixei Navalny tem sido associado ao momento uma vez que Vladimir Putin procura a reeleição.

Os apoiantes de Navalny lançaram uma campanha anti-Putin, incluindooutdoorsem Moscovo, São Petersburgo e Novosibirsk que, através de um código QR, liga qualquer pessoa que o utilize a um site que apela a táticas partidárias não violentas e pede que as pessoas expressem o seu desagrado com o sistema.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela