Secções
Entrar

Abramovich e negociadores ucranianos sofreram sintomas de envenenamento

Diogo Barreto 28 de março de 2022 às 16:50

O milionário russo esteve presente nas negociações de paz entre Moscovo e Kiev como mediador e terá tido sintomas na noite depois desse primeiro encontro.

O oligarca russo com nacionalidade portuguesa Roman Abramovich sofreu sintomas de envenenamento depois de ter estado em Kiev no início de março para ajudar nas negociações de paz entre a Ucrânia e a Rússia, avança o The Wall Street Journal, que cita fontes conhecedoras do processo. O Bellingcat, umsitede investigação produzido por civis e que se tem dedicado a analisar o conflito na Ucrânia e em documentar as violações dos direitos humanos, diz que conseguiu confirmar também junto de fontes próximas de Abramovich os sintomas de envenenamento.

Paul Gilham/Getty Images

Depois do encontro entre negociadores ucranianos e russos, Abramovich (que serviu de mediador) e dois membros da equipa ucraniana de negociação tiveram sintomas de envenenamento, como olhos vermelhos, pele seca na cara e nas mãos e um lacrimejar constante. 

Shaun Walker, jornalista doWall Street Journal, acrescenta que uma fonte lhe disse que Abramovich perdeu a visão durante "várias horas" e foi tratado na Turquia.

O Wall Street Journal indica que, de acordo com estas fontes, os sintomas de Abramovich e dos dois negociadores ucranianos afetados já terá melhorado, estando ainda por explicar o que terá causado estes sintomas. Tanto Roman Abramovich como os dois negociadores afetados não correm risco de vida, diz o WSJ.

O Bellingcat diz que um dos afetados foi examinado por um especialista em armas químicas. "De acordo com exames locais e remotos, os especialistas concluíram que os sintomas parecem ter resultado de um envenenamento intencional com uma arma química não identificada",publicou o grupo no Twitter.

Já a agência Reuters cita fontes dos serviços secretos norte-americanos em como o sucedido a Roman Abramovich e aos outros elementos da delegação afetados se deveu a factores ambientais e não a envenenamento. "A informação sugere que foi ambiental, isto é, não foi envenenamento."

Notícia atualizada às 21h08 com a informação da agência Reuters. 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela