Secções
Entrar

Mãe processa jornal que ligou morte do filho a vacina da covid. Publicação retalia

Andreia Antunes com Ana Bela Ferreira 09 de agosto de 2023 às 07:32

Irish Light usou dezenas de mortes em todo o mundo para espalhar desinformação sobre as vacinas contra o vírus covid-19.

Uma mãe que perdeu o filho e o seu advogado tem sido alvo de uma campanha de ataques após terem processado um jornal de teorias da conspiração que alegou que o seu filho tinha morrido devido à vacina contra o covid-19.

REUTERS/Luc Gnago

O Irish Light, jornal conspiracionista irlandês, atacou repetidamente Edel Campbell na internet e os seus apoiantes ameaçaram o seu advogado de "execução". O jornal tem usado dezenas de mortes em todo o mundo para espalhar desinformação sobre as vacinas usadas durante a pandemia. Ao que tudo indica este é o primeiro caso em que um familiar processou um jornal por informações falsas ligadas ao covid-19.

O jornal usou a morte do filho de Campbell, Diego Gilsenan, e outras pessoas num artigo no ano passado que referia que a vacina para o covid-19 "não testada e perigosa" era a culpada pelas mortes. Diego suicidou-se em agosto de 2021, com 18 anos e não tinha sido vacinado, de acordo com a BBC.

A mãe do jovem disse à televisão pública britânica que o Irish Light tornou a sua vida "num inferno" e que agora tem medo de estar em público. O seu advogado, Ciaran Mullholland, mencionou que a campanha de abuso que se seguiu ao caso foi "nada menos que chocante", e isso pode explicar o porquê de outras pessoas não tomarem medidas.

Em publicações recentes nas redes sociais, o jornal e a sua editora Gemma O'Doherty, acusaram Campbell de "mentiras ultrajantes", de ser "mentalmente instável" e de estar envolvida numa "fraude". O próprio advogado de Campbell tem recebido ameaças de pessoas que apoiam o Irish Light a apelar à sua execução a tiro.

A mãe de Diego e o seu advogado decidiram solicitar uma ação civil contra a editora do jornal após ter publicado uma fotografia do jovem e de outras pessoas na primeira página sob o título "Morreu de repente". Este título acabou por virar um slogan nas redes sociais por pessoas anti-vacinas para sugerir que as mortes dos jovens estão relacionadas com a vacinação durante a pandemia.

O Irish Light afirma que a publicação não está a questionar as "mortes misteriosas" porque "sabe exatamente do que se trata, a injeção perigosa e não testada que impuseram ao povo irlandês".

Dos jovens referidos pelo jornal, um morreu num acidente numa piscina, outro de traumatismo craniano e um terceiro de meningite, segundo as suas respetivas famílias. Nenhuma delas, incluindo a de Campbell, foi contactada antes da publicação do artigo.

O processo foi iniciado após várias tentativas falhadas do contacto da mãe de Diego para o jornal a pedir a Gemma O' Doherty que retirasse as imagens do filho, algo que resultou numa escalada de ataques. O objetivo do processo judicial não é uma compensação, mas "proteger a integridade de Diego e da sua família", afirmou o advogado.

O Tribunal Superior de Dublin emitiu uma ordem de restrição que proíbe a editora do Irish Light de contactar Campbell e de utilizar ou publicar a imagem do seu filho. As publicações abusivas sobre a mãe de Diego continuaram nas redes sociais, incluindo no Twitter, que Gemma O'Doherty admitiu ter gerido.

A editora do jornal nega o assédio feito à Edel Campbell e continua a referir que a morte do seu filho Diego foi "sinistra ou misteriosa de alguma maneira".  

O Irish Light é um jornal irlandês que se baseia em teorias da conspiração, e que promove teorias como "Pfizer sabia que as vacinas iriam matar", "Fluoreto na água está a baixar o QI islandês", "Irlandeses vão ficar uma minoria na Irlanda" e "Porque as mudanças climáticas causadas pelo homem são uma fraude".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela