Quinze dos maiores vinhos do Alentejo, alta gastronomia, concertos, artes visuais e museologia - tudo isto fará parte da primeira edição do Tesouros do Alentejo, jantar organizado pela Comissão Regional Vitivinícola do Alentejo (CVRA) para celebrar o melhor que se faz numa das mais proeminentes regiões vínicas do País.
O Museu do Tesouro Real, em Lisboa, recebe esta sexta-feira, 25, a partir das 20h, o jantar em que, ao longo de quatro horas, os vinhos serão harmonizados com pratos de inspiração alentejana. O evento acompanha o lançamento de uma campanha do mesmo nome, "uma forma de mostrar a diversidade e o compromisso dos nossos produtores com a sustentabilidade e a autenticidade dos vinhos do Alentejo", diz Francisco Mateus, presidente da CVRA.
Entre as marcas participantes, que deverão apresentar os seus topos de gama, estão a Fundação Eugénio de Almeida (produtora das referências Cartuxa e Pêra-Manca), a Herdade do Esporão, a Ervideira (produtora do Invisível), a Herdade do Rocim e a Tapada de Coelheiros.
Completam a lista a Herdade do Mouchão, Reynolds Wine Growers, Júlio Bastos, Herdade das Servas, Herdade do Sobroso, Quinta do Paral, Herdade da Malhadinha Nova, Rui Reguinga, Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito, e Herdade da Mingorra.
Como atrações musicais, o Tesouros do Alentejo confirma ainda o DJ e produtor Branko, que se apresenta em formato de concerto, um espetáculo Candlelight Concerts (música clássica à luz das velas) e, indo ao encontro da temática do evento, um momento de cante alentejano.
O momento servirá ainda como primeira aparição pública da atriz Sara Matos como embaixadora oficial dos vinhos do Alentejo. Os bilhetes, que custam €120, ainda podem ser adquiridos aqui.