Mais de 70 restaurantes portugueses vão ser premiados esta segunda-feira, 7 de abril, no Convento de São Francisco, em Santarém, com um, dois ou três sóis. A Gala do Guia Repsol é um evento gastronómico, com origem em Espanha, que este ano se realiza, pela primeira vez, em Portugal.
A par dos sóis, que são a distinção máxima do evento, os restaurantes também podem ser premiados com o Sol Sustentável [atribuído aos restaurantes com maior compromisso ambiental] e também podem ser incluídos na lista de restaurantes recomendados pelo guia.
O menu da gala vai ser preparado pelo chef Rodrigo Castelo, que é natural de Santarém e lidera a cozinha do restaurante Ó Balcão. "É a sustentabilidade, acima de tudo, que vai estar presente. Trabalhar mediante a filosofia quilómetro zero, reduzindo ao mínimo o desperdício. Comer predadores para manter os nativos, construir pratos a partir das pragas", disse em comunicado.
Preparado em conjunto com o chef Carlos Torres, dos restaurantes eLeBê, o menu especial vai inclui pratos como o torricado de perca europeia; o rissol de barbo e aioli de poejo; o arroz de lagostim e o escabeche de veado.
A análise dos restaurantes foi feita por cerca de 20 inspetores locais, através de um sistema de classificação desenvolvido pela Basque Culinary Center, que inclui critérios como a "sustentabilidade, a sazonalidade", o "serviço de café e chá, a decoração e a garrafeira".
Para obter os três sóis, os restaurantes devem corresponder a parâmetros que se aproximem da "perfeita conjugação de sabores, ingredientes e ideias", da "cozinha de proximidade" e de um "serviço de sala exemplar". O guia já existe há 45 anos, e após uma pausa de vários anos, regressa agora a Portugal.
João Leite, presidente da Câmara Municipal de Santarém, destacou, em comunicado: "[O evento] não poderia ter lugar senão na Capital Nacional da Gastronomia Portuguesa. A escolha de Santarém para acolher a Gala do Guia Repsol Portugal reflete o resultado de uma estratégia concertada e de um trabalho contínuo na valorização e promoção da nossa gastronomia e dos produtos endógenos regionais".
Por outro lado, María Ritter, diretora do Guia Repsol, sublinha que "já foi feito este percurso em Espanha e, agora, queremos levar o Guia mais além. A chegada a Portugal começa no Ribatejo, um território de enorme riqueza gastronómica".
No total, vão ser reconhecidos mais de 250 restaurantes no guia de 2025, que vai estar disponível apenas em formato digital. A partir das 18h30, é possível acompanhar o evento através de uma emissão em direto no Youtube.
A gala da Repsol acontece semanas depois da gala Michelin, que este ano voltou a premiar os melhores restaurante do País com as famosas estrelas.