O condado de Bedford, no Reino Unido, foi o local escolhido pela Universal Studios para a construção do primeiro parque de diversões na Europa, anunciou o governo britânico.
"Não se trata apenas de trazer grandes criações norte-americanas para a Grã-Bretanha, trata-se também de mostrar grandes criações britânicas ao mundo", disse a secretária da cultura do Reino Unido, Lisa Nandy, em declarações à BBC.
"São coisas como James Bond, o urso Paddington, são coisas como Harry Potter. Temos muito de que nos orgulhar", acrescentou. Em 2016, a NBCUniversal assinou um acordo de sete anos com a Warner Bros, o que permitiu que a empresa criasse atrações inspiradas em sucessos como Harry Potter e Animais Fantásticos.
A nova construção também vai incluir um hotel com 500 quartos e um complexo de lojas, anunciou a Universal. A empresa - que já tem parques temáticos em cidades como Los Angeles, nos EUA; Osaka, no Japão; e Pequim, na China - comprou cerca de 476 hectares para o primeiro parque na Europa.
"Um investimento de vários milhares de milhões de libras num novo e importante parque temático e resort da Universal, em Bedford, foi acordado entre a Universal, o governo e o conselho local (...)", pode ler-se no site oficial do governo britânico.
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, afirmou, em comunicado, que "o investimento de vários milhares de milhões de libras fará de Bedford a casa de um dos maiores parques de entretenimento da Europa (...)".
Em 1998, parte das ações do PortAventura Park, em Espanha, foram vendidas à Universal e o nome do parque foi alterado para Universal's Port Aventura. Atualmente, o parque espanhol já não pertence à Universal. Além disso, o parque do Reino Unido vai ser o primeiro a ser construído de raiz pela empresa norte-americana.