Lisboa é a 3ª cidade europeia com mais restaurantes Michelin por pessoa
Capital portuguesa é também 8ª no mundo, conclui estudo. Em 2023, o mercado global do turismo culinário esteve avaliado na ordem dos 10,7 mil milhões de euros. E a tendência é aumentar.
Um estudo levado a cabo pela revistaChef's Pencil, considerando dados do Guia Michelin entre maio e junho de 2024, concluiu que a capital portuguesa é a 8ª cidade do mundo com mais restaurantes Michelin por pessoa, e a 3ª na Europa.
Com cerca de 550 mil habitantes e 14 restaurantes certificados com estrelas Michelin (dois dos quais com duas, num máximo de três), Lisboa junta-se agora a outras cidades à volta do mundo, como Quioto, Paris e São Francisco, que são das mais densas, considerando as respetivas populações e restaurantes. Fica, aliás, melhor situada na lista quando comparada a outros destinos gastronómicos europeus populares como Copenhaga, Barcelona ou Milão.
Já a cidade com mais estrelas Michelinper capitaé Tóquio. A capital japonesa conta com 100 restaurantes estrelados, incluindo cinco com três estrelas. Isto numa cidade com 1,4 milhões de habitantes. Com 122 restaurantes Michelin e 2,1 milhões de pessoas, Paris ocupa o segundo lugar da lista.
Este relatório é desenvolvido numa altura em que o mercado global do turismo culinário se estima estar, relativamente a 2023, na ordem dos 11,5 mil milhões de dólares (cerca de 10,7 mil milhões de euros), prevendo-se ainda umaumento de 19,9%entre 2024 e 2030. Também o próprio guia Michelin está em expansão, cobrindo atualmente restaurantes em mais de 40 países.